Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputados parabenizam Governo do Estado pela entrega do novo Pronto-Socorro de Belém

Notícia

22/05/2024 | 13h38 - Atualizada em 22/05/2024 | 13h38

Deputados parabenizam Governo do Estado pela entrega do novo Pronto-Socorro de Belém

Reportagem: Rodrigo Nicolau - AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (21), os parlamentares da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) repercutiram e parabenizaram o governo do Estado pela cerimônia de entrega do novo Pronto-Socorro Dr. Roberto de Macedo, localizado na avenida Augusto Montenegro, em Belém. A cerimônia contou com a presença do chefe do Executivo estadual, Helder Barbalho, do presidente da Alepa, deputado Chicão, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do ministro das Cidades, Jader Filho, e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, além de diversos deputados do Poder Legislativo Estadual.

A entrega do novo equipamento público, considerado um marco para o avanço da saúde na região metropolitana de Belém, será voltado para o atendimento de pacientes no regime de ’portas abertas’; e segue equipado para urgências e emergências, e para demandas espontâneas, durante 24 horas por dia.

O deputado Gustavo Seffer (PSD) foi um dos parlamentares da Alepa presentes na cerimônia do novo pronto-socorro e parabenizou o governo do Pará por mais essa entrega. 

"Assim como toda a população de Belém, eu expresso a minha felicidade em poder participar e vivenciar a entrega de mais um pronto-socorro para a capital do nosso Estado. Eu acompanhei desde o início as obras, e posso garantir que é um dos hospitais mais modernos do Brasil. A unidade de saúde vem suprir toda essa alta demanda de atendimentos, que até então ficavam concentrados nos prontos-socorros da 14 de março e do Guamá, e há anos encontrava-se nos seus limites de atendimento. Parabenizo o governo do Estado, toda a equipe da Secretaria de Saúde e de Obras Públicas, que a partir de mais essa entrega marcará um avanço significativo na saúde do Pará", destacou Seffer.

A deputada Cilene Couto (PSDB) lembrou que após 20 anos de longa espera, finalmente a população da região metropolitana de Belém poderá contar com o atendimento de saúde em um dos mais modernos prontos-socorros do país. Ela adiantou que, em breve, o público feminino ganhará um amplo e novo Hospital da Mulher.

"A cerimônia de entrega do novo pronto-socorro aqui na capital foi um momento histórico para o povo do Pará, uma conquista inédita, e destaco que com certa demora, pois, depois de 20 anos, Belém ganhou o seu terceiro grande pronto atendimento de urgência e emergência. Agora a população contará com todo o apoio em um dos equipamentos de saúde mais modernos do país, com diversas especialidades médicas, exames, ala pediátrica, entre outros tantos serviços, que devem ser divulgados em breve. Registro as minhas parabenizações ao governo do Pará pelo empenho, que em tempo recorde, construiu do zero esse equipamento público", lembrou a parlamentar.

Novo Pronto-Socorro de Belém
Construído no bairro do Benguí, na avenida Augusto Montenegro, o novo Pronto-Socorro da capital foi erguido em uma área de 28 mil metros quadrados e será retaguarda em Cirurgia Geral para Abdômen Agudo, Cirurgia Vascular e Cirurgia Urológica Pediátrica em pacientes atendidos por meio do Serviço Móvel de Urgência e Emergência – SAMU (192), Corpo de Bombeiros ou Polícia Rodoviária e Militar. A população também poderá ser encaminhada ao Pronto-Socorro por meio do serviço de Regulação Estadual, obedecendo à classificação de risco. 

Além disso, em breve, o novo Pronto-Socorro Dr. Roberto de Macedo vai contar com uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria (Urep) anexa ao prédio, com objetivo de diminuir a separação entre assistência médica geral e a psiquiátrica. A intenção é atender os pacientes que estejam com sofrimento ou transtorno mental, e que tenham necessidades de saúde decorrentes do uso do álcool e outras drogas.