• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

28/02/2024 | 14h48 - Atualizada em 28/02/2024 | 15h18

Alepa participa da posse do novo procurador-geral de contas do Estado do Pará

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Natália Mello

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) participou, na manhã desta quarta-feira (28), da posse do novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Stephenson Victer, para o biênio de 2024 a 2026. A solenidade ocorreu no Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), com a presença do deputado Gustavo Sefer (PSD), segundo vice-presidente da Alepa, representando o presidente do Poder Legislativo, deputado Chicão (MDB).

"Parabenizo e desejo, ao novo procurador Stephenson Victer, um ótimo mandato à frente da procuradoria do Ministério Público de Contas do Estado do Pará. Que o órgão continue contribuindo com o papel importante que tem para o Pará, que é o de transparência nas contas do poder público. A Assembleia Legislativa não poderia deixar de participar de um momento como esse", disse o deputado Gustavo Sefer.

A deputada Paula Titan (MDB), Procuradora da Mulher da Alepa, esteve também na solenidade. Para ela, a Alepa e o Ministério Público de Contas do Estado do Pará possuem uma relação harmoniosa e de respeito. "Quero dizer que o MPC-PA e o Poder Legislativo têm um vínculo amistoso e harmonioso. Hoje, o deputado Gustavo Sefer e eu estamos prestigiando um momento histórico, a posse de Stephenson Victer. Desejo a ele uma excelente gestão, que dê continuidade ao trabalho que o ex-procurador geral, Patrick Mesquita, realizou com muita transparência e eficiência", disse. "O MPC-PA é o guardião da aplicação dos recursos do Pará. Trabalha em consonância com todos os poderes", conclui.

Em sua fala, o novo procurador-geral de contas do Estado do Pará, Stephenson Victer, destacou a importância de seguir avançando na modernização tecnológica do órgão e no aprimoramento da sua força de trabalho. "Vamos dar seguimento ao legado deixado pelos que nos antecederam, no desafio de conduzir uma instituição de tamanha história, envergadura e reconhecimento, avançando na modernização do MPC-PA através do constante aprimoramento de sua força de trabalho, aliado à adoção de tecnologias e soluções otimizadoras da gestão e da atuação finalística do órgão, ciosos de seu fundamental papel no contexto do controle externo da Administração Pública".

A solenidade contou com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, e demais autoridades do Pará.

Sobre o novo Procurador-geral, Stephenson Victer
Natural de Juiz de Fora (MG), possui sólida formação acadêmica. É Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Além disso, possui mestrado em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA.

É também especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, em Direito do Estado pela Universidade Estácio de Sá – RJ e em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes – RJ. O novo procurador-geral do MPC-PA iniciou sua trajetória profissional no Estado do Pará como advogado autônomo publicista, havendo atuado, ainda, como procurador jurídico municipal e como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

No exercício do cargo de procurador de contas do MPC-PA desde maio de 2014, após ser aprovado em concurso público de provas e títulos, Stephenson Victer é ex-servidor de carreira do órgão, onde ingressou no ano 2000, no cargo efetivo de Assessor Técnico de Serviços Especializados – Administrador, período em que ocupou diversas funções, além do cargo de secretário do órgão.

Como procurador de contas, Stephenson Victer coordenou o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPC-PA no ano de 2018, sendo o responsável pela organização de diversos cursos e capacitações. Entre os anos de 2021 e 2022, atuou como corregedor-geral e, atualmente, é o subprocurador-geral de contas. Prestes a assumir a gestão máxima da instituição, Stephenson Victer, traz consigo uma ampla experiência e conhecimento sobre o trabalho realizado pelo MPC-PA.