• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

26/02/2024 | 14h39 - Atualizada em 26/02/2024 | 14h39

Em fevereiro, municípios paraenses de Primavera e Rurópolis celebram aniversário

Reportagem: Shirley Castilho

Edição: Natália Mello

Os municípios de Primavera e Rurópolis, nordeste e sudoeste paraense, respectivamente, comemoram mais um ano de existência neste mês de fevereiro. As cidades ocupam papel fundamental na economia do Estado do Pará, cada um com suas riquezas naturais e culturas originárias de cada região.

Primavera, com 10,8 mil habitantes (IBGE/2022), PIB per capita de 29,545,97(IBGE 2021), completou 62 anos de emancipação no dia 11 de fevereiro. Já Rurópolis, localizada na região sudoeste, fez 50 anos de fundação no dia último dia 12, comemorando avanços no município. Atualmente abriga 35,7 mil pessoas, segundo o Censo de 2022 e tem PIB per capita de 9.468,44 mil (IBGE 2021).

Crescimento
De 2006 a 2021, o crescimento do PIB municipal de Primavera apresentou o 3° melhor desempenho da região. Na Alepa, os municípios paraenses são pauta de rotina no parlamento. Atualmente, há um deputado natural de Rurópolis, Aveiton Souza. A Liga Esportiva do município de Rurópolis foi reconhecida como Utilidade Pública para o Estado do Pará, através do Projeto de Lei 278/2021, do presidente da Casa, o deputado Chicão (MDB), que hoje é Lei: 9.453/2021.

Ano passado, o deputado Eraldo Pimenta(MDB) apresentou a moção nº 610/2023, solicitando o asfaltamento da BR-230, na frente da sede do município de Rurópolis e suas perimetrais. Outras demandas, projetos e moções foram apresentadas na Casa de Leis fazendo referência aos municípios.

Rurópolis
Com a Construção da Transamazônica, no início da década de 1970, a colonização dirigida pelo Incra foi uma forma de ocupação da Amazônia. É neste contexto histórico que surge Rurópolis, planejada para ser um centro urbano. Inaugurada em 12 de fevereiro de 1974, entra para a história por ser a primeira cidade construída na Transamazônica/BR-230. Localizada a 1.170 km de Belém, capital do estado, fica bem no entroncamento da rodovia federal com a Rodovia Cuiabá – Santarém, facilitando o acesso ao resto do Brasil.

A festa em homenagem à Santíssima Trindade é a manifestação religiosa que mais se destaca no município de Rurópolis. Além das festas religiosas, a vaquejada ou festas de rodeio, tem fortes traços na cultura dos ruropolenses. Chapéu, fivela, e bota de couro, são as vestimentas para o principal evento que acontece na cidade anualmente.

Primavera
O marco inicial do povoamento do município remonta ao núcleo de Quatipuru, quando este fazia parte de Bragança, na condição de Freguesia, em 1868. Depois, Capanema cedeu uma fração de seu território para compor o município de Primavera e Salinópolis também, através do distrito de São João de Pirabas. As principais manifestações religiosas homenageiam São João Batista, padroeiro da cidade, e Nossa Senhora de Nazaré, com o Círio, em novembro.

A festividade ficou reconhecida como patrimônio cultural de natureza imaterial para o estado do Pará pela Assembleia Legislativa do Estado em 14 de dezembro de 2011. Também merecem destaque as festas populares, do tipo festas dançantes, que acontecem nos finais de semana.