Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Município de Mojuí dos Campos, no Baixo Amazonas, celebra seus 11 anos de Emancipação

Notícia

05/12/2023 | 11h17 - Atualizada em 05/12/2023 | 11h17

Município de Mojuí dos Campos, no Baixo Amazonas, celebra seus 11 anos de Emancipação

Reportagem: Rodrigo Nicolau

Edição: Andreza Batalha

Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua Nesta terça-feira, 05 de dezembro, um dos municípios mais jovens do Pará celebra seus onze anos de emancipação. Mojuí dos Campos, no oeste do Estado, possui uma população com pouco mais de 23.500 habitantes, segundo os estudos divulgados no último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado. 

A origem do nome da vila deu-se pelo fato de que nos primórdios da década de 1910 as primeiras famílias que chegaram encontraram áreas cobertas de capins, que na época eram conhecidos por Mojuí. Assim denominando-se de Mojuí dos Campos ou Capim dos Campos.Foto aérea do igarapé Beira Rio

Cultura, fé e Lazer da região

Para aqueles que apreciam a arte, a cultura e a história, as opções são inúmeras no município, como a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, a Praça da Igreja Matriz, o tradicional Campo Nogueirão, o Rio Moju e o Igarapé Beira Rio.Campo Nogueirão durante os festejos juninos

Além disso, a tradicional festividade em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que também já é uma marca histórica e cultural na região do Baixo Amazonas, mobilizou milhares de devotos na 29° edição da ''Caminhada de Fé com Maria'', neste primeiro final de semana de dezembro, onde fiéis católicos percorreram cerca de 37 quilômetros em uma procissão que durou cerca de dois dias, saindo do município de Mojuí dos Campos rumo a Praça da Matriz em Santarém. 

Investimentos nos sistemas de Energia Elétrica e Esportivos

No ano passado, o governo do Estado autorizou as obras de implantação de 9,52 km de rede bifásica e 12,9 km de rede monofásica, beneficiando um total de 103 famílias das comunidades Jatobá, Sempre Verde e Castanheira, com investimentos totais orçados em mais de R$1,3 milhão.

Visando incentivar o lazer e as boas práticas esportivas na região, segue em construção uma nova quadra na comunidade de piranha, como também do novo Ginásio Poliesportivo da cidade. Os projetos de iluminação dos campos de futebol Alto Alegre e Ipiranga, e da Praça do Palhal devem ser entregues em breve à população.

História e Emancipação

A história da cidade deu-se início por volta do ano de 1914, quando dezenas de famílias da região nordeste do país chegaram ao local formando o pequeno povoado de Mojuí, naquela época pertencente ao município de Santarém. Na época devido à forte seca no nordeste muitas famílias imigraram para o pequeno povoado, onde puderam ter melhores condições de vida, sendo ideal para o plantio. Por volta do ano de 1952 registrou-se a chegada de cerca de 50 famílias vindas do Ceará que se instalaram no povoado.

Observando o constante aumento da população vinda do nordeste, o então governador Jarbas Passarinho assinou no dia 31 de dezembro de 1964 a lei nº 3.227, tornando o pequeno povoado de Mojuí dos Campos a categoria de Vila. Anos depois, dois plebiscitos foram realizados, o primeiro em 1995 e o segundo em 1999, quando uma votação expressiva em favor da separação da Vila de Mojuí dos Campos do município de Santarém fortaleceu ainda mais o sentimento de independência dos moradores.

Em maio de 2009 o Tribunal Superior eleitoral (TSE) aprovou o plebiscito de 1999 por recomendação da Procuradoria Geral Eleitoral. No ano seguinte, o Tribunal Regional Eleitoral(TRE-PA) marcou as primeiras eleições do novo município, mas uma decisão de última hora alterou o rumo dos acontecimentos. No dia 11 de março, dezessete dias antes das eleições o TRE suspendeu o processo eleitoral, dando aval somente em 2012 para que a população fosse as urnas, onde foi eleito o primeiro prefeito e os respectivos vereadores que iriam compor a câmara municipal. No dia 1º de janeiro de 2013, o prefeito e os vereadores eleitos tomaram posse compondo dessa forma o primeiro Executivo e Legislativo municipal, marcando assim o nascimento do município de Mojuí dos Campos.