Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Situada no Arquipélago do Marajó, Breves comemora seus 173 anos de História

Notícia

30/11/2023 | 18h41 - Atualizada em 30/11/2023 | 18h47

Situada no Arquipélago do Marajó, Breves comemora seus 173 anos de História

Reportagem: Rodrigo Nicolau

Edição: Dina Santos

Nesta quinta-feira, 30 de novembro, o município de Breves na Ilha do Marajó completou 173 anos de história e tradição para o povo marajoara do estado do Pará. De acordo com o último censo demográfico, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, a população da cidade chegou a quase 107 mil habitantes, representando um aumento de 15,19% em comparação com o censo de 2010.

Reconhecida como a 'Capital das Ilhas', Breves é cercada por suas inúmeras riquezas naturais, onde abriga um enorme patrimônio natural, hidrográfico, vegetal, histórico e cultural. Localizado em uma posição estratégica do Pará, o município segue em constante desenvolvimento econômico e populacional.

Cultura e Lazer 

A cultura da região é marcada pelo artesanato - produzido pelos moradores das áreas rurais do município e que podem ser vistos através dos objetos conhecidos da região como cestarias, peneiras, tipiti, panelas de barro, e vassouras; o Festival Brevense de Folclore, que conta com a participação das escolas municipais e estaduais do município e mostram as culturas e  lendas marajoaras; o Forrozão Marajoara, que tem como objetivo incentivar a cultura popular na área dos folguedos juninos e resgatar as raízes culturais do Marajó; e por fim, a festividade de Sant'Ana, realizada pela paróquia da cidade, entre os dias 15 a 30 de julho. Já os Balneários Sítio da Bira, Mamajó, e as praças Frei Dolsé, Céu e do Operário, são alguns dos polos turísticos que os turistas e os moradores da região têm como opções de lazer na região.

Legislação

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), no ano passado, aprovou o Projeto de Lei (PL) de n° 416/2022,de autoria do deputado Chicão (MDB), que declara e reconhece como de Utilidade Pública para o Estado do Pará a Associação de Desenvolvimento Cultural e Esportivo do Marajó - ADCEM, no município de Breves. Além disso, o parlamento paraense aprovou também o PL de n° 197/2021, que declara de Utilidade Pública para o Estado do Pará o Instituto de Promoção e Desenvolvimento Social do Marajó – Instituto Amazon, para o município de Breves. 

História do município

Em 19 de novembro de 1738, o Capitão Geral do Pará, José de Nápoles Telles de Menezes, concedeu aos irmãos Portugueses Manuel Breves Fernandes e Ângelo Fernandes Breves, uma sesmaria localizada às proximidades do rio Parauhaú, doação confirmada pelo rei de Portugal em 30 de março de 1970.

No local, que anteriormente pertencia aos indígenas da aldeia dos Nheengaíbas, os irmãos portugueses fixaram residência, instalando um sítio que passou a chamar-se Sant´Anna dos Breves, e posteriormente, com a fundação de um pequeno engenho, o lugar passou a ser conhecido como "Engenho dos Breves", em homenagem a seus fundadores.

Em 30 de dezembro de 1850, a Lei Provisória nº. 172 deu-lhe o predicamento de freguesia, com a invocação de Nossa Senhora Santana de Breves, sendo no ano seguinte, elevado à categoria de Vila, através da resolução nº. 200, de 25 de outubro de 1851, datando daí, também, a criação do município de Breves. 

No dia 02 de novembro de 1882, através da Lei Provisória nº. 1079, a Vila de Sant ́Anna dos Breves, foi elevada à categoria de Cidade. A divisão territorial do Estado, fixada pelo Decreto-Lei Estadual nº. 4505, de 30 de dezembro de 1943, para vigorar de 1944-1948,apresenta o município de Breves com os seguintes distritos: Breves, Antônio Lemos e Itaquara. A lei Estadual, nº. 1122, de 10 de novembro de 1909, concedeu definitivamente foro de cidade à sede do município. Atualmente, o município de Breves é constituído pelas sedes e os distritos de Antônio Lemos, Curumu e São Miguel dos Macacos.