Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Zona Franca da Bioeconomia na Amazônia e acordo com a ONU para COP 30

Notícia

27/09/2023 | 15h11 - Atualizada em 27/09/2023 | 15h16

Zona Franca da Bioeconomia na Amazônia e acordo com a ONU para COP 30

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Dina Santos

O deputado Fábio Freitas subiu, nesta quarta (27), na tribuna do plenário Newton Miranda da Assembleia Geral do Estado do Pará, para divulgar atividades e compromissos assumidos pelo governador Helder Barbalho na agenda da Semana do Clima de Nova York, tendo como destaque as reuniões com a diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Inger Andersen, com o vencedor do prêmio Nobel de Economia, Joseph Eugene Stiglitz e com representantes da Bloomberg Philantropies, órgão internacional com experiência de organização de COP.

Na reunião com a diretora Anderson, foram debatidos o acordo de cooperação técnica para fortalecer as políticas ambientais do Pará, incluindo estratégias para a COP 30, além do desenvolvimento do sistema jurisdicional para o mercado de créditos de carbono no Pará, o chamado sistema de Redd+ (Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal). , com o objetivo de gerar créditos socioambiental no Pará, por meio de um sistema que já está em construção, com a participação ativa de Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais.

Já na reunião com Joseph Eugene Stiglitz, vencedor do prêmio Nobel de Economia, foi discutida a possibilidade de implantação de uma Zona Franca na Amazônia voltada para incentivar a Bioeconomia. "O objetivo é o estimulo à produção e à comercialização de bioprodutos e serviços de forma mais sustentável, em modelos de bionegócios, desenvolvidos a partir do uso de recursos naturais renováveis, com redução de impostos".Deputado Fábio Freitas

O deputado Freitas, destacou ainda o lançamento do primeiro edital de concessão para a restauração florestal no Estado e a medida terá a parceria da iniciativa privada, e pretende restaurar uma área de 11 mil hectares em São Félix do Xingu, município do sudeste paraense. E a estruturação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais do Pará (PSA), que beneficiará, em breve, mais de mil produtores rurais em diversas regiões. O programa deve contar com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e The Nature Conservancy (TNC). "A estratégia consistirá no pagamento, com recursos do Tesouro estadual, a produtores que mantiverem suas áreas verdes protegidas ou em restauração".