Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Projeto sobre a prevenção ao abandono e evasão escolar, do deputado Thiago Araújo, é aprovado

Notícia

27/09/2023 | 14h07 - Atualizada em 27/09/2023 | 14h26

Projeto sobre a prevenção ao abandono e evasão escolar, do deputado Thiago Araújo, é aprovado

Reportagem: Shirley Castilho

Edição: Dina Santos

Foi aprovado nesta quarta-feira (27), na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, o Projeto de indicação sobre a prevenção ao abandono e evasão escolar, do deputado Thiago Araújo(CIDADANIA).

Um levantamento realizado pelo Governo Federal sobre evasão escolar apontou que o Estado do Pará possui a mais alta taxa de evasão em todos os estágios de ensino, chegando a 16% no Ensino Médio.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação Estadual do Censo Escolar, concluiu em julho a coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2023, que tem como finalidade produzir indicadores educacionais sobre a qualidade da educação dos sistemas de ensino no país.Deputado Thiago Araújo

O projeto do deputado Thiago Araújo visa implementar políticas públicas para trazer esses jovens para dentro da sala de aula. Para isso, será preciso que o Poder Executivo desenvolva programas, ações e articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e organizações sem fins lucrativos, que visem o desenvolvimento de competências intelectuais e socio emocionais do aluno durante todo o ano letivo.

O incentivo a construção de escolas na modalidade de tempo integral é um dos pontos chaves do projeto, pois visa incentivar e programar a expansão do número desse sistema de ensino, bem como estimular a integração entre alunos, inclusive com a formação de grêmios, grupos esportivos e de estudos, conferindo a autonomia possível aos alunos para a condução de seus trabalhos.

Dentro da carta de interesse do projeto há também a preocupação com o combate ao assédio moral, bullying ou violência. Para isso, a proposta é realizar palestras e rodas de conversas de conscientização para os alunos, envolvendo a sociedade nessa discussão.