• Item
    ...

Notícia

29/03/2023 | 21h23 - Atualizada em 29/03/2023 | 21h29

Deputado Fábio Freitas propõe projeto que institui Virada Cultural Paraense

Reportagem: Natália Mello

Edição: Dina Santos

Entre os Projetos de Lei protocolados pela Divisão de Expediente da Assembleia Legislativa do Pará (Didex/Alepa) na sessão ordinária desta quarta-feira (29) está o de autoria do deputado Fábio Freitas, que institui a Virada Cultural Paraense. O evento público é destinado à realização de manifestações das diversas expressões artísticas e culturais nas regiões do Estado.

Dentre os objetivos da matéria listados estão promover o acesso democrático à cultura; propiciar espaço para diferentes expressões artísticas e culturais; sensibilizar acerca da importância de eventos culturais; fomentar o turismo e a economia criativa; valorizar os centros históricos e promover manifestações artísticas e culturais nas referências centrais de cada região do Estado que for realizada; incentivar diferentes usos dos espaços públicos como museus e praças; ampliar a utilização dos equipamentos públicos; e disseminar a importância de eventos culturais, marcados pela pluralidade de expressões e gêneros artísticos.Deputado Fábio Freitas

"A Virada Cultural é um evento consolidado em diversas cidades do Brasil e do mundo, que tem como objetivo promover a democratização do acesso à cultura, a valorização da diversidade cultural e artística, e fomentar o turismo e a economia criativa. Inspirada no festival francês Noite Branca (em francês: Nuit blanche), que acontece todos os anos em Paris desde o ano de 2002, a Virada Cultural tem se tornado um importante instrumento cultural nas cidades, nas capitais e nos Estados brasileiros, no qual podemos destacar como exemplo a cidade de São Paulo, que possui uma programação diversificada e pluralizada, com ampla participação popular e boa aceitação", justificou o autor do projeto.

O Projeto propõe que o evento seja realizado anualmente no mês de janeiro, no final de semana, com duração de 24 horas ininterruptas de atividades culturais gratuitas. Também deverá considerar, em sua programação, tanto quanto possível, a diversidade das faixas etárias do público e possibilitar a participação de novos talentos e de artistas consagrados, e a pluralidade de formas de expressão artística e a espontaneidade de manifestações culturais, por meio de apresentações, perfomances, exposições, oficinas, e intervenções.

Deverão ser contempladas as seguintes manifestações: artes plásticas, visuais e perfomance; literatura; atividade circense; cultura popular e artesanato; dança; teatro; hip-hop; literatura e sarau; música; história do Estado do Pará; vídeo, fotografia e cinema; cultura digital e tecnologia; moda; saúde e nutrição; gastronomia; cidadania e debates; design; artes marciais; aparelhagem; e cultura cristã.

Mais projetos
O deputado Fábio Freitas também deu entrada no Projeto de Lei que institui o Programa "Óculos Falantes" para os deficientes visuais nas bibliotecas e na rede pública de educação do Estado do Pará. A iniciativa consiste em um pequeno dispositivo que se conecta a todo tipo de armação de óculos com um sensor ótico, que captura a imagem e converte as informações, instantaneamente, em áudio por meio de um pequeno alto-falante localizado acima do ouvido.

A proposição determina que a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação serão responsáveis pela execução do Programa e disponibilizarão alguns exemplares dos "óculos falantes" àqueles que, comprovadamente, tiverem deficiências visuais. Os estudantes e professores, portadores de deficiência visual, que tiverem interesse de fazer uso do dispositivo nas dependências das instituições de ensino públicas ou das bibliotecas públicas deverão se inscrever no Programa.Deputada Paula Titan

De autoria da deputada Paula Titan, por fim, foi protocolado Projeto de Lei que declara e reconhece de utilidade pública para o estado do Pará o Instituto Amigos da Cidadania, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados.