Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Helder Barbalho assume pela segunda vez o governo e destaca o papel do Pará na agenda ambiental

Notícia

01/01/2023 | 15h17 - Atualizada em 01/01/2023 | 16h01

Helder Barbalho assume pela segunda vez o governo e destaca o papel do Pará na agenda ambiental

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Dina Santos


O governador Helder Barbalho recebeu neste primeiro domingo do ano de 2023, 1° De janeiro, das mãos de seus três filhos - Helder, Thor e Eva - a faixa oficial de governador do Estado do Pará, sob a vista de sua esposa Daniela Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan e do prefeito da cidade de Belém, Edmilson Rodrigues, em um palanque instalado em frente do Palácio Lauro Sodré, antiga sede do Poder Executivo Estadual, onde hoje funciona o Museu do Estado.

Antes da cerimônia pública de colocação da faixa governamental, Helder Barbalho tomou posse no plenário Newton Miranda, no prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em solenidade coordenada pelo deputado Chicão, presidente da ALEPA.

Na Sessão Solene, niciada as 10h, ele prestou juramento, assinou o termo da posse e discursou para um plenário lotado de deputados, secretários de Estado e a representação de outros poderes constituídos e de órgãos de Estado.

O governador mais votado percentualmente nas eleições de 2022 inicia o novo mandato, visando assumir pelo Estado do Pará maior e mais significativa presença no protagonismo da luta ambiental, na região, no país e no mundo.

Acompanhado pelos familiares, parlamentares e demais autoridades, se deslocou para a frente do Palácio Lauro Sodré, onde passou em revista a tropa da Polícia Militar, representada por vários destacamento e dos Bombeiros do Estado, perfilada ao som da Banda de Música e Sinfônica da PM, ao comando do maestro Jorge Freitas, subtenente da banda. 

Homenagem à bandeira do Pará
Em passadas firmes e rosto determinado, o governador, que estava acompanhado pelo tenente Coronel Arthur Silva, ao passar pela bandeira do Pará, parou, se perfilou, fez referência e a beijou. Em seguida, fez um pronunciamento de agradecimento pela sua reeleição, afirmando que sua gestão será de ainda mais responsabilidade e compromisso, resgatando ainda em sua fala suas principais conquistas na primeira gestão.

Após o recebimento da faixa governamental, Helder Barbalho recebeu a imprensa ainda no palanque, enfatizando sua disposição de trabalhar para assegurar um Estado cada vez melhor. "Com serviços públicos de qualidade, presença do Estado nos 144 municípios, avançando nas conquistas já obtidas e trabalhar naquilo que ainda necessita de ser realizado para nos transformarmos no melhor governo da história do Pará".

O governador destacou o desafio da Amazônia para que o Estado do Pará possa alçar o protagonismo da agenda de desenvolvimento sustentável e social. "É preciso que a Amazônia esteja alavancando um novo modelo de desenvolvimento, compatibilizando os brasileiros que aqui moram e que necessitam da presença e acesso de serviços para melhorar sua qualidade de vida, ao tempo em que garantimos a floresta viva, a floresta em pé como ativo estratégico para a nossa região", enfatizou.

Entre os serviços públicos do Estado, informou sobre a priorização para a Educação. "Esta gestão o governo estará focado para melhorar os índices da educação, ampliar as escolas de Tempo Integral, universalizar os serviços educacionais".

O governador Hélder Barbalho confirmou sua ida a Brasília para a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva, e ainda que fará mais três solenidades simbólicas de posse. Amanhã, em Marabá e Santarém; e no dia 3, em Breves, no Marajó.