19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

Presidente da CDHDC-Alepa participará do I Encontro do Projeto Djumbai

18/10/2022 15h53 - Atualizada em 18/10/2022 16h19
Por Lilian Campelo - ASCOM CDHDC
O projeto de extensão da UEPA e UFPA, busca implementar ações formativas de intercâmbio com foco na articulação da Amazônia com países Africanos de Língua oficial Portuguesa

Nesta quarta-feira (19), o deputado Bordalo (PT) participará do Café com Formação sob o tema "Filosofia Africana: Desafios na Contemporaneidade", com a presença do PhD Tiago Tendai Chingore. O encontro será no Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR-PA) às 10h30.

O evento integra o Projeto Djumbai: Educação Popular Antirracista e Cooperação Solidária Amazônia & África, projeto de extensão da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), que conta com apoio de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), em parceria com CEFOR da Secretaria de Educação do Estado do Pará – Seduc e a Universidade Licungo (Moçambique, África).

Djumbai é um termo do crioulo, língua corrente em nível nacional na Guiné-Bissau, país da costa ocidental da África. Seu significado tem força simbólica, que significa encontro, convívio, rodas de partilha, ciranda de diálogos e de saberes. Carregado dessa simbologia, o projeto, tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional e a inserção socioambiental na Amazônia, no âmbito da Educação Popular, de modo a valorizar as relações históricas entre parceiros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com ênfase no diálogo da Amazônia paraense com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Um dos compromissos do Projeto é a popularização do Estatuto da Equidade Racial, instituída pela Lei nº 9.341 de 12 de novembro de 2021 e de autoria do deputado Bordalo, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CDHDC) da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Uma das ações propostas do projeto vêm ao encontro de vários dispositivos do Estatuto da Equidade Racial, propondo-se assim a ser um instrumento efetivo de colaboração na implementação de ações educacionais, culturais, de garantia e respeito do direito à liberdade de consciência e de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos, manifestações culturais, entre outros.

SERVIÇO:

🗓️Data: 19 de outubro de 2022

📍Local: Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará – Rua Gama Abreu, nº 256, Bairro de Nazaré

🕦 Horário: 10h30 (horário de Brasília)

🔗Link de inscrição: https://www.seduc.pa.gov.br/avacefor/

✅ Link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=tJgjuxLxxWQ

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019