27/05/2022 | 14h35 - Atualizada em 27/05/2022 | 14h41

ALEPA marca a história dos pedagogos paraenses

Reportagem: Rosa Alexandre

Pela primeira vez na história da Educação Paraense, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) realizou uma Sessão Especial para homenagear os profissionais de Pedagogia. O Dia Nacional do Pedagogo é comemorado em 20 de maio. A Sessão Especial foi conduzida pelo deputado Fábio Freitas (Republicanos).

O Parlamentar, que solicitou a realização do evento, disse que esses profissionais precisam de ser mais valorizados. "Eles são a base da sociedade, eles são a base da formação das crianças e dos adolescentes paraenses. Os pedagogos precisam de ser reconhecidos. Para mim, é uma honra prestar essa homenagem por causa do trabalho tão belo que esses profissionais fazem pela educação", reconheceu.

Deputado Fábio Freitas

Apesar de toda a dedicação desses educadores, eles ainda não têm a profissão reconhecida, mas existe um Projeto de Lei tramitando desde 1998 na Câmara dos Deputados para esse fim. A professora Gisele Lobato vem acompanhando essa luta. "De lá pra cá, ele vem andando pelas comissões na Câmara. Hoje ele está na Comissão de Educação. Isso é importante para nós, pois o pedagogo é responsável pela organização de toda a educação na sociedade brasileira. É ele quem planeja, é ele quem acompanha os planos de aula." declarou.

Gisele Lobato

De acordo com o presidente da Associação Pedagogos do Estado do Pará (ASSPEEPA), Jean Lobato, existem no Brasil um milhão e setecentos mil de pedagogos, sendo que 100 mil deles estão aqui no Pará atuando na rede de ensino pública e privada. Além da atuação desses profissionais nas escolas, há pedagogos trabalhando em empresas, hospitais e nas forças armadas, pois suas funções são múltiplas.

Jean Lobato
A gestora pedagógica do Colégio Sophos, Eliana Helena Silva, afirmou que esses profissionais da educação precisaram se reinventar no período da pandemia: "Nesses dois últimos anos, tivemos que fazer mobilização dentro da família para que o ensino acontecesse. Os alunos e seus familiares ainda estão se readaptando nesse retorno à sala de aula. O desafio hoje está muito grande porque são medos, emoções e modos diferentes de aprender. Os pedagogos foram, portanto, indispensáveis nesse momento pandêmico", explicou Silva.

Eliana Silva
O Dia Nacional do Pedagogo foi instituído através da Lei 13.083 em 08 de janeiro de 2015 durante o Governo de Dilma Rousseff.