• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

12/05/2022 | 19h52 - Atualizada em 13/05/2022 | 11h12

9ª edição do Forma Alepa chega a região do Lago do Tucuruí

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

Tucuruí, município paraense às margens do rio Tocantins, deu início na manhã desta quinta-feira (12) a 9º edição do Forma Alepa/Elepa Itinerante Região Lago do Tucuruí, que acontece na Associação Comercial e Industrial de Tucuruí, localizado na rodovia BR 422, bairro de Santa Mônica, a partir de 8 horas. O evento segue até o dia 14.

Além de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento, Jacundá, Nova Ipixuna e Itupiranga farão parte da ação da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), que leva capacitação a servidores públicos.
A Alepa desenvolve o projeto desde o ano de 2021.

Servidores públicos têm uma importante missão na elaboração de políticas públicas destinadas à melhoria da administração pública. A formação e capacitação dos servidores constituem estratégias e meios que garantem a mobilização das competências, construção de novos conhecimentos e, acima de tudo, a construção de um corpo funcional comprometido com eficiência e técnica na reflexão de ações que devem ser pensadas para a comunidade.

Deputado Chicão, presidente da Alepa

O presidente da Alepa, deputado Chicão, falou da ação do Poder Legislativo. "Tenho que agradecer o empenho e trabalho de todo grupo que está envolvido nessa ação da Alepa. Sem eles e, principalmente, sem o público, não seria possível a realização desse serviço. O projeto Forma Alepa da Escola do Legislativo leva capacitação aos servidores públicos, sei que irá ter continuidade, independente de gestão. É uma ação que soma com as câmaras municipais, só tem a acrescentar no dia a dia do servidor público", comentou.

Administração pública e contemporânea: desafios a partir da reforma do estado foi tema apresentado pelo professor André Luiz Amaral da Silva, assessor técnico-jurídico da Alepa. Essa temática vigora na atualidade e precisa de uma reavaliação perante as mudanças na administração pública. A administração pública, a partir da nova reforma de estado, deve ser repensada com todos os pontos social, político, econômico e cultural.

A apresentação destacou a PEC 32/2020, que trata das alterações na legislação sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, estados e municípios. Chamada pelo governo de PEC da Nova Administração Pública, a proposta altera 27 trechos da Constituição e introduz 87 novos.

Segundo André Luiz Amaral, qualificação profissional deve fazer parte da vida do servidor público e a gestão municipal deve ficar atenta as novas mudanças. "Para que o trabalhador exerça seu papel com eficiência, é preciso mostrar a ele que umas das ferramentas fundamentais para que seu trabalho flua é a qualificação", disse. "Os servidores devem ficar atentos às novas mudanças nas leis que vão impactar na atuação dos gestores municipais. Com a nova reforma tributária, o município, o estado, terá ausência de arrecadação", assegurou. Ele levou também temas como governança e governabilidade; accountability e compliance; novas tecnologias para otimização dos serviços públicos.

Rebecca Hesketh, secretaria legislativa da Alepa, falou sobre Planejamento estratégico na gestão legislativa. De acordo com ela, o assunto abordado tem entre suas finalidades a organização para fiscalizar de maneira correta a execução das normas que orientam a administração estadual, mas seguindo um planejamento. "O planejamento estratégico de um legislativo é fundamental para que suas ações tenham bons resultados diante da sociedade. abertura para a participação da sociedade", disse.

Rebecca Hesketh

Meios de Comunicação e a Imagem do Político, ministrado por Rogério Paiva, coordenador de Mídias Digitais da Alepa, finalizou o primeiro dia do Forma Alepa/Elepa Itinerante - Região Lago do Tucuruí. A imagem é o fator mais importante na construção do que a pessoa realmente quer ser. Não adianta tentar criar um personagem, é necessário ter empatia e ser verdadeiro. E isso se constrói pela comunicação. Falar sobre comunicação hoje é um desafio para qualquer pessoa que trabalhe na área. As notícias eram transmitidas em primeira mão pelos canais televisivos, até pelo impresso, mas agora são apresentadas em tempo real pelos portais e redes sociais. E os telespectadores e os leitores migraram para outras mídias, com a facilidade dos celulares, tablets, redes sociais, internet, games e os poderosos serviços de streaming.

Rogério Paiva

"As redes sociais vieram para reduzir a distância entre a população e o político. Ela é um espaço de aproximação. É onde a comunidade pode ter acesso direto ao serviço que o político está realizando em favor dela. A rede social veio revolucionar o mercado da comunicação, ela não veio substituir os veículos de comunicação tradicionais que hoje trabalham de forma complementar com as redes sociais", afirmou Rogério Paiva. "Num ano eleitoral qualquer candidato a cargo público precisa ficar atento as mídias digitais. O objetivo da nossa palestra, do departamento de comunicação da Casa é dizer também que, as mídias digitais são a nova vitrine para quem quer trabalhar com a transparência. Vamos levar esse tema aos quatro cantos do Pará", finalizou. As mídias digitais da Alepa são umas das mais vistas do Brasil. Em 2021, ela teve cerca de 2, 5 milhões de visualizações só Instagram.

Tucuruí

A cidade tem uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE), além de diversas ilhas de água doce artificiais. Com tantos recursos, a cidade segue crescendo, se consolidando hoje com uma economia emergente, que gera emprego e renda em toda a região do Baixo Tocantins. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município de Tucuruí é um dos melhores do Pará, atingindo a média de 0.666, registrando o 11º lugar no ranking das 144 cidades do estado, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O último censo do IBGE, realizado em 2021, aponta uma população estimada de 116.605 pessoas.