19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

Fábio Freitas debate, em Brasília, fortalecimento do combate às drogas no PA

07/03/2022 10h54 - Atualizada em 07/03/2022 10h56
Por Paula Portilho - ASCOM COPRED

Em reunião, no final de fevereiro, no Ministério de Justiça e Segurança Pública, em Brasília-DF, o deputado estadual Fábio Freitas (Republicanos) esteve reunido com o coordenador de Planejamento, Articulação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Glauber Gervasio, e com a equipe da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), com o objetivo de debater o fortalecimento das ações de prevenção às drogas no Pará.

Fabio Freitas é representante do Pará na comissão bipartite do conselho nacional de políticas sobre drogas - CONAD; é membro titular do conselho estadual de segurança pública - CONSEP; e é membro titular do conselho estadual penitenciário - COPEN.

" participo da construção e tenho acesso permanente as políticas públicas desenvolvidas estrategicamente no Ministério da Justiça, e por todo estado, implementamos em parceria com o Governo do Pará.Tratamos acerca do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas - PLANAD e do Fundo Nacional Antidrogas - FUNAD e de alguns programas que desenvolvemos em parceria.
Como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, desde 2021, está selecionando projetos para prevenir o envolvimento de jovens com narcotráfico. Os centros devem promover oficinas e cursos para a capacitação profissional e o desenvolvimento pessoal dos jovens, cadastro direto no site da SENAD, na área de peticionamento eletrônico", disse o parlamentar que é presidente da Comissão de Prevenção às Drogas, na Assembléia Legislativa.

Nos dias 22, 23 e 24 de março a SENAD promoverá seminário em parceria com a Polícia Federal e Receita Federal, para tratar do uso das Fronteiras e Águas Brasileiras, como rota de produtos contrabandeados e no tráfico de drogas e entorpecentes de forma geral. O deputado estadual estará participando do evento.

"E por fim, tratamos do avanço nas discussões do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas, que é uma análise executiva da questão das drogas no Brasil, após ampla discussão com a sociedade, através de audiências públicas e diagnósticos feito pelo governo federal sobre a questão de drogas, desde o início de 2021 foram realizadas oficinas e reuniões técnicas sobre os eixos do referido plano, tais como o de redução da oferta, de estatística e avaliação e de governança da política, conduzidas pela SENAD e os de redução da demanda, conduzidas em conjunto pela SENAD e SENAPRED. Esperamos até a semana nacional de políticas sobre drogas de 21 a 26 de junho, aqui no Pará, já poder divulgar amplamente o novo PLANAD", destacou.

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019