Você está em: Portal Alepa / Notícias / Comissão de Saúde discute cardiopatias congênitas
Notícia
Comissão de Saúde discute cardiopatias congênitas
Reportagem: Joice Ribeiro
Edição: Joice Ribeiro
Jaques Neves convocou reunião da Comissão de Saúde da Alepa para ouvir a SESPA e a diretoria do HC.Cerca de 500 crianças e adolescentes aguardam para realizar cirurgia para corrigir defeitos no coração, são as cirurgias congênitas. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará.
O único Hospital Público do Estado referência no tratamento de cardiopatias congênitas é a Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), em Belém.
As reclamações sobre o tempo de espera para a realização da cirurgia chegaram até a Comissão de Saúde da Alepa, o que motivou a visita do deputado estadual e presidente da Comissão, Dr. Jaques Neves (PSC), ao Hospital no último dia 27 de maio.
Para entender melhor essa situação, Jaques Neves convocou reunião extraordinária da Comissão de Saúde da Alepa para ouvir a SESPA, a diretoria do hospital, além de representantes do Ministério Público do Pará e Defensoria Pública do Estado, com o objetivo de encontrar soluções para o drama vivido por tantas pessoas.
O dr. Miguel Saraty, diretor da FHCGV relatou que desde o início da nova gestão, em janeiro de 2019, vem sendo realizado no hospital um diagnóstico situacional. Desde então, identificou o aumento da demanda nos últimos 10 anos, redução no número de médicos especializados e obsolescência tecnológica de aparelhos imprescindíveis.
"O hospital ainda opera com um angiógrafo que data desde o lançamento do Hospital das Clínicas, em 2001. Outro aparelho foi doado em 2008 pelo Hospital Metropolitano", apontou Saraty.
O diretor acredita que, com o empenho do Parlamento Paraense, "a resolução dos problemas possa ser mais ágil a partir dessa proximidade com a Alepa".
Subnotificação
A fila com aproximadamente 500 crianças aguardando cirurgia congênita e o tempo de espera são informações oficiais mas que despertam no deputado Jaques Neves uma outra preocupação, a quantidade de crianças sem diagnóstico.
Segundo Jaques, por conta da centralização da especialidade na capital Belém e levando em consideração o território paraense e suas dificuldades de deslocamento, "não se pode descartar a possibilidade de uma subnotificação", alertou o deputado.
"Essa demanda reprimida que o HC apresenta é simplesmente daqueles pacientes que já fizeram pelo menos uma consulta dentro do Hospital de Clínicas. Muitas pessoas nem chegam até lá",reiterou a promotora de justiça, Drª. Suely Catete que já acompanha a situação da fila de espera há seis anos e afirma que quase nada avançou.
A promotora de justiça, Drª. Suely Catete já acompanha a situação da fila de espera há seis anos.A longa espera para procedimentos de saúde não é uma exclusividade apenas Hospital das Clínicas, tampouco somente do Pará.
Não é difícil encontrar pessoas reclamando que aguardam por mais de um anos para realizar consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde.
Por isso, o deputado Jaques resolveu desarquivar esta semana o Projeto de Lei nº 188/2018 que trata sobre a disponibilização das listas de espera na internet, a exemplo do que já acontece em Santa Catarina (SC).
Conheça a proposta do deputado clicando aqui.
Soluções
O dr. Alberto Beltrame, secretário de Estado de saúde pública do Pará reconheceu a grave situação que os pacientes com cardiopatias congênitas vêm enfrentando e garantiu que a secretaria já está tomando medidas para solucionar essa demanda, entre elas:
adquirir os equipamentos necessários, substituindo as que já estão obsoletas;
ampliar o número de leitos de retaguarda, possibilitando a realização dos procedimentos necessários;
investir em mais profissionais especializados.
A Comissão de Saúde vai elaborar relatório com as informações apresentadas e cobrar do Poder Executivo as devidas providências.
Estiveram presentes:
Dr. Alberto Beltrame - secretário de Estado de Saúde Pública
Dr. Miguel Saraty - Diretor da Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Vianna
Drª. Suely Catete - Ministério Público do Estado do Pará
Drª. Luana Pereira - Defensoria Pública do Estado do Pará
Deputados (as) estaduais: Dr. Galileu, Paula Gomes, Gustavo Sefer, Ana Cunha, Eliel Faustino, Profa. Nilse, Dr. Wanderlan Quaresma.
