• Item
    ...

Notícia

03/08/2021 | 09h30 - Atualizada em 03/08/2021 | 10h49

NOTA | Deputado Bordalo manifesta apoio à vice-presidenta da FETAGRI e repúdio às ameaças sofridas

Reportagem: Lilian Campelo

Edição: Lilian Campelo

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Deputado Bordalo, vem a público externar seu total apoio a Gislane Souza Soares, Vice-presidenta da FETAGRI-PA - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará e seu mais absoluto repúdio às ameaças de morte que a mesma vem sofrendo em decorrência de sua atividade exercida.

Há quase dois meses Gislane Souza Soares vem sendo vítima de ameaças de morte, de forma continuada, para que deixe o cargo que ocupa na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará, como Vice-presidente, eleita de forma democrática pelo colegiado da instituição, em março deste ano (2021).

Gislane, além de vice-presidente, ocupa o cargo de Secretária de Jovens, tendo destaque por ser liderança no Município de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, por forte atuação política naquela região, principalmente com a mobilização de jovens no movimento sindical.

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, desde que tomou conhecimento dos fatos, em meados do mês de Junho deste ano, quando se iniciou a prática delituosa, vem acompanhando efetivamente a situação, cobrando da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social as providências necessárias no intuito de preservar a integridade física e a vida da vítima, assim como, a inclusão da mesma no Programa de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos no Estado do Pará, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos no Estado do Pará, como forma de proteção e garantia de permanência da mesma em suas atividades, uma vez que a FETAGRI/PA é membro do Conselho Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.

As ameaças continuam, com prazo para que a mesma renuncie seu cargo até o dia 06.08.2021. O deputado Bordalo declara de forma veemente ser inaceitável que indivíduos e/ou grupos orquestrem agressões e atentem contra a vida humana. O parlamentar conclama que as instituições públicas do Estado utilizem de todos os meios que resguardem a proteção da integridade física de Gislane e de seus familiares, seu direito no exercício de sua atividade sindical, assim como, utilizem todos os esforços possíveis no intuito de identificar os criminosos por trás do enredo ilícito, para que os mesmos respondam dentro do que estabelece a lei.

À vice-presidenta da FETAGRI, Gislane Souza Soares, ressaltamos todo nosso apoio e solidariedade. Você não está sozinha!