• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

22/07/2020 | 17h14 - Atualizada em 22/07/2020 | 17h20

Deputada Dra Heloísa recebe especialista para falar de prevenção ao câncer no colo do útero

Reportagem: Helena Saria

Edição: Helena Saria

E segue a agenda de lives da Procuradoria da Mulher durante a pandemia: hoje é a vez de apresentar a Lei do Março Lilás, que institui a campanha anual de prevenção ao câncer de colo do útero no Pará.

Na live de hoje, que será transmitida às 19h pelas páginas @promulheralepa no facebook e no instagram, a Deputada Dra Heloisa recebe a Dra. Valéria Pontes, médica ginecologista e professora da UFPA, para falar sobre esse câncer que é a primeira causa de óbito em mulheres no Pará.

O câncer de colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV . Em alguns casos, em decorrência da infecção ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo, conhecido também como Papanicolaou ou PCCU, e são curáveis na quase totalidade dos casos, quando o diagnóstico é precoce.

Segundo a Coordenação Estadual de Atenção à Oncologia da Sespa, em 2017 foram registrados 346 óbitos por câncer de colo do útero no Pará – em 2018, dados provisórios indicam 321 óbitos e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 860 casos novos para o biênio 2018/2019. No Pará este tipo de câncer é a primeira causa de óbito em mulheres, sendo maior a incidência entre as mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos. O número de casos de câncer de útero no Pará entre os anos de 2009 e 2017 chegaram a 5.236.

#promulher #alepa