Você está em: Portal Alepa / Notícias / Belo Monte é inaugurada em cerimônia com a presença de deputados estaduais
Notícia
Belo Monte é inaugurada em cerimônia com a presença de deputados estaduais
Reportagem: Raissa Rebelo
Edição: Andreza Batalha
O chefe do Poder Legislativo, deputado Dr. Daniel Santos, acompanhado dos deputados Caveira (PP) e Ângelo Ferrari (PTB), participou, nesta quarta-feira (27/11), da solenidade de ativação da 18° turbina da Usina de Belo Monte em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará. O evento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro; do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; do governador do Estado, Helder Barbalho; além de outras autoridades como o presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro.
O deputado Dr. Daniel Santos afirmou que o Pará é o principal produtor de energia do Brasil, mas é o que paga a conta de energia elétrica mais cara do país. Ele ressaltou o trabalho da Comissão Interna de Estudos do Sistema Tarifário de Energia Elétrica, presidida pela deputada Renilce Nicodemos, que vem discutindo sobre a tarifa de energia elétrica cobrada no Pará. "Vamos levar até Brasília o levantamento desta pesquisa e lutar pela diminuição do valor cobrado às famílias paraenses", concluiu.
O governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou a importância da hidrelétrica para o desenvolvimento econômico da região e destacou pontos importantes na discussão sobre a energia elétrica produzida no Estado e o alto custo da energia para os paraenses. "O Brasil precisa discutir. Um estado que produz energia, que alimenta o Brasil, o mesmo Estado que tem Belo Monte e Tucuruí, as duas maiores (hidrelétricas) do País, que produz energia e exporta, hoje é a terceira conta de energia mais cara do Brasil, fazendo com que o povo paraense sofra", ressaltou Helder Barbalho.
O acionamento dá início à plena operação do empreendimento e marca a inauguração oficial da hidrelétrica, considerada a maior usina 100% brasileira no país e a quarta maior do mundo. Segundo a Norte Energia, os investimentos para a construção de Belo Monte somam R$42 bilhões, desde o início da obra, em 2011.
