19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

Comissão de Saúde da Alepa realiza visita técnica ao Hospital da Ordem Terceira

19/11/2019 17h44 - Atualizada em 19/11/2019 17h45
Por Pedro Paulo Blanco - ASCOM CSAU
Deputados querem entender as circunstâncias que levaram uma mulher a dar à luz um bebê na calçada da instituição depois de ter atendimento negado na portaria do hospital, que atende a pacientes do SUS.

Deputados Dr. Galileu e Dr. Jaques foram recebidos pelo diretor, Dr. Hernan Fernandes.Representantes da Comissão de Saúde (CSAU) da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) realizaram hoje uma visita técnica ao Hospital da Ordem Terceira, onde uma grávida teve negado atendimento mesmo em pleno trabalho de parto, no último final de semana. O presidente da CSAU, deputado estadual Dr. Jaques Neves (PSC); e o membro titular, deputado estadual Dr. Galileu, foram recebidos pelo diretor da Unidade, Dr. Hernan Fernandes.

A visita de caráter técnico teve como objetivo entender as circunstâncias em que uma mulher acabou dando à luz um bebê na calçada do hospital depois de ter sido impedida de entrar na instituição. Thaynara Rocha dos Santos, de 21 anos, teria sido informada de que não poderia ser atendida porque não haveria leito no hospital. O socorro médico só foi realizado depois que a criança já havia nascido e a mãe, desmaiado.

"Nossa conclusão é de que trata-se de um fato isolado. O episódio está muito mais associado a um atendimento desumanizado do que necessariamente falha na dinâmica de funcionamento do hospital. Estamos aqui não somente para entender o que aconteceu, mas também para contribuir com medidas que evitem que este tipo de situação se repita", explicou o deputado Dr. Jaques Neves.

O diretor da instituição, Hernan Fernandes, explicou que já encaminhou para o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) todos os documentos solicitados pelo órgão. Inclusive o quadro funcional de plantão na madrugada em que tudo aconteceu. O episódio foi gravado por um vigilante que trabalha na área do comércio e viralizou nas redes sociais.CSAU acompanhará o desenrolar dos fatos até a conclusão dos procedimentos abertos.

Mãe e filho continuam internados no Hospital da Ordem Terceira e aguardam apenas os resultados de novos exames para receberam alta hospitalar. "É importante que a Comissão (de Saúde da Alepa) assuma a responsabilidade que lhe cabe nesse fato não para apontar o dedo e culpar alguém, mas sim para viabilizar um atendimento de qualidade para as gestantes de todo o Estado", pontuou o deputado Dr. Galileu.

O Hospital da Ordem Terceira é uma das instituições de saúde mais antigas do Estado e, apesar de particular, atende pacientes do SUS por meio de um convênio firmado com a Prefeitura de Belém. A Comissão de Saúde da Alepa permanece acompanhando o caso e junta-se a vários outros órgãos de fiscalização que aguardam a conclusão do inquérito aberto pela Polícia Civil e dos procedimentos internos instaurados pela própria direção do hospital.

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019