• Item
    ...

Notícia

30/10/2019 | 21h02 - Atualizada em 30/10/2019 | 21h03

Comissão de Finanças aprova projeto da nova farda da Polícia Militar

Reportagem: Rose Gomes

Edição: Rose Gomes

A Polícia Militar do Pará está literalmente de roupa nova. A mudança na farda da PM foi um dos principais itens da pauta de 30 projetos da reunião ordinária da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, nesta quarta-feira (30).
De acordo com a mensagem do governador Helder Barbalho (MDB), o projeto objetiva restituir ao fardamento da Polícia Militar as cores azul, branco e vermelho em respeito ao símbolo cívico maior do Estado, a Bandeira do Pará. A necessidade dessa mudança foi explicada também pelo chefe da Seção de Planejamento de Pessoal da PM, tenente-coronel Ricardo André Bilóia da Silva, que reforçou a importância da valorização das cores da bandeira no fardamento que identifica os policiais militares do Pará. Para o presidente da CFFO, deputado Júnior Hage (PDT), a mudança resgatará a identidade da PM com o uso das cores da bandeira.
Também foram aprovados os seguintes projetos: que cria a "Frente Parlamentar de Apoio do Turismo", de autoria do deputado Daniel Santos (MDB), presidente da Alepa; que obriga as instituições financeiras a fixarem cartazes informando sobre a existência da Lei Federal nº 13.228 de 28/12/2015, que trata da alteração do Código Penal, estabelecendo aumento de pena para o estelionato contra idoso, da deputada Professora Nilse (REP); que institui no calendário oficial do Pará o "Dia e a Semana Estadual de Conscientização sobre Cardiopatia Congênita", do deputado Jaques Neves (PSC); que cria a medalha "Mérito da Saúde Dr. Camilo Salgado", da deputada Ana Cunha (PSDB); que cria a medalha de Honra ao Mérito Legislativo "Protetor da Sociedade" para agentes de segurança púbica da esfera estadual, do Thiago Araújo (PPS); que institui a "Política Estadual de Artesanato Paraense", da deputada Dilvanda Faro (PT).
Três projetos receberam pedido de vistas. O deputado Wanderlan quaresma (MDB) pediu vistas ao projeto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que trata da doação de imóveis para maior conhecimento da matéria. O deputado Eliel Faustino (DEM) pediu vistas ao projeto do deputado Eraldo Pimenta (MDB) de criação da Frente Parlamentar de Revitalização do Setor Madeireiro. Eliel vai sugerir que o autor altere o nome da frente e coloque "Manejo Florestal". Também para maior conhecimento da matéria, os deputados Gustavo Sefer (PSD) e Eliel pediram vistas do projeto do deputado Dirceu Ten Caten (PT), que concede aos profissionais de educação física que prestam serviços como personal trainer acesso livre às academias de ginástica, clubes, hoteis e similares. Ainda foram aprovados 20 projetos de declaração de utilidade pública, dentre eles, o da Associação da Plataforma Logística do Pará (APL) de autoria do deputado Júnior Hage.