Cilene Lisboa Couto Marques é paraense de Belém, onde nasceu no dia 3 de abril de 1972. Filha de Mário Couto Filho e Zandra Maria Lisboa Couto, casou-se com José Danilo Borges Marques, com quem tem um casal de filhos. A parlamentar é Bacharel em Administração e possui pós-graduação em marketing.
A carreira política nasceu da intensa convivência com o pai, que exerceu os cargos de deputado estadual por muito anos - inclusive chegando a presidente da Alepa - e Senador da República. Foi nas andanças com o pai que ela conheceu o Pará em extensão e particularidades, o que contribui sobremaneira para o entendimento sobre regiões, costumes, povos e a cultura de um Estado de dimensões continentais.
Foi eleita para o primeiro mandato de deputada estadual pelo PSDB em 2010, quando chegou à Assembleia Legislativa do Estado do Pará com 43.924 votos. Assumiu o mandato no dia 09 de fevereiro de 2011, quando também passou a integrar as comissões de Segurança Pública; Relações do Trabalho, Previdência e Assistência Social; Turismo e Esporte; Fiscalização Financeira e Orçamentária; Prevenção às Drogas; Agricultura, Terras, Indústria e Comércio e da Constituição e Justiça
Em 2014, foi reeleita para um segundo mandato com 73.750 votos, sendo a segunda deputada mais votada nas eleições daquele ano. Nesta legislatura, integrou as comissões de Constituição e Justiça; Educação, Cultura e Saúde e Redação. Exerceu também a liderança da bancada do PSDB na Alepa. Nos anos de 2017 e 2018, Cilene Couto exerceu o cargo de vice-presidente do Parlamento Paraense.
O trabalho realizado em diferentes frentes e em cidades de todas as regiões do Estado foi reconhecido, mais uma vez, com a expressiva votação de 93.750 votos que lhe garantiram o terceiro mandato como deputada estadual. Na ocasião, reassumiu a condição de liderança da bancada do PSDB na Casa e foi reintegrada à Comissão de Constituição e Justiça da Alepa. Atualmente, Cilene Couto exerce a função de líder de governo na Assembleia Legislativa do Pará.