Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Fábio Freitas visita Breves, Gurupá e Melgaço

Notícia

09/07/2020 | 10h30 - Atualizada em 09/07/2020 | 10h35

Fábio Freitas visita Breves, Gurupá e Melgaço

Reportagem: Paula Portilho

Edição: Paula Portilho

 

Em agenda oficial pela Ilha do Marajó nesta primeira semana de julho, o líder do Republicanos na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado estadual Fábio Freitas, visitou os municípios de Breves, Gurupá e Melgaço. A intenção é percorrer as cidades marajoaras coletando demandas das comunidades locais com as Comissões de Estudos para Modernização Tributária do Estado e de Prevenção às Drogas, as quais preside.

Em Breves, o parlamentar esteve na PA -159, uma importante via local que em 17 de abril de 2019 foi objeto de uma Moção ao Governo do Estado solicitando o asfalto nesta estrada estadual e ainda a retomada da Escola Técnica de Breves.

"Graças a Deus fomos atendidos e está aí, 6km asfaltado, mais 1 km em direção ao Aeroporto, sendo que já tem uma ordem de serviço para asfaltar toda a PA, e as obras da Escola está a todo vapor. Agradeço ao governador Helder Barbalho, ao secretário Pádua da Secretaria de Transportes, ao prefeito Toninho Barbosa e ao presidente da Câmara de Vereadores, Irmão Piraca, pelo apoio".

O deputado também enfatizou o apoio do Governo Federal, pois o município será contemplado com recursos do Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), para a elaboração de um projeto de recuperação e melhoramento de toda a infraestrutura aeroportuária. O planejamento prevê a conclusão do projeto o mais rápido possível, conforme prioridades estabelecidas pela SAC.

Em Gurupá, a visita de Fábio Freitas foi para entender as mazelas na cidade devido a má administração dos antigos gestores. "Fomos in loco ver as demandas, ruas e vicinais e solicitaremos ao Governo do Estado a viabilização de 5km de asfalto para as ruas, além de combustível para revitalização dos ramais e vicinais", afirmou o deputado.

Também será enviado ofício à Secretaria de Esporte de Lazer sobre o estádio municipal, requerendo informações sobre iluminação e conclusão dos banheiros e vestiários, da cobertura na arquibancada, como também a revitalização da arena.

Na Secretaria de Educação (Seduc), o parlamentar irá verificar se há possibilidade de serem instalados aparelhos de ar condicionado para 12 salas na Escola Estadual Marcílio Dias e ainda cobertura e piso da quadra.

Para Gurupá, será solicitada ao Governo Federal uma agência física da Caixa Econômica e ao Governo do Estado uma agência física do Banpará. "A cidade tem mais de 45 mil habitantes e quando a população precisa sacar seus benefícios tem que se deslocar até a cidade de Breves que fica a 4 horas de lancha e 12 horas de barco", justificou o líder do Republicanos.


Junto a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário ( Sedap), será verificada a questão da Feira do Produtor Rural, com o objetivo de gerar renda à população.


"Sabendo da dificuldade que a saúde enfrenta no município, o hospital municipal precisa de uma reforma com urgência que, infelizmente, está em péssimas condições para atender a população. Vamos enviar ofício à Secretaria de Saúde, a Sespa, para verificar a possibilidade de adquirir equipamentos de saúde tais como Raio X, Ultrassom e equipamentos cirúrgicos", pontuou.


Ao Governo Federal serão solicitados uma ambulancha, uma ambulância 4x4 e apoio à Unidade Básica de Saúde fluvial para atender as comunidades ribeirinhas.


Já em Melgaço, o parlamentar esteve em reunião com o prefeito Tica Viegas que pediu que fosse verificada a possibilidade de uma ponte de concreto no Porto de Embarque e Desembarque de 85 metros.


"Vimos que a cidade necessita de serviço de revitalização para suas vicinais e ramais e vamos oficializar o pedido para combustível. Sabemos da importância que é ter Programa Asfalto por toda o Pará, e iremos verificar junto ao Governo do Estado essa demanda, e iremos solicitar à Sespa a viabilização de recursos para saúde na questão de profissionais", disse o deputado que também irá solicitar aos Ministérios da Educação e da Saúde apoio para reforma e mais recursos para as ações da lancha escolar e da UBS fluvial.