Acessibilidade

  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputada Lívia Duarte propõe título de cidadão do Pará ao pesquisador Emílio Goeldi

Notícia

09/05/2023 | 14h37 - Atualizada em 09/05/2023 | 15h02

Deputada Lívia Duarte propõe título de cidadão do Pará ao pesquisador Emílio Goeldi

Reportagem: Natália Mello

Edição: Dina Santos

A deputada Lívia Duarte protocolou, nesta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo que propõe a concessão de Título Honorífico de Cidadão do Pará Post-Mortem ao Senhor Emílio Augusto Goeldi, por seus relevantes serviços prestados à sociedade paraense. O zoólogo chegou a terras paraenses em 1894, para ocupar o cargo de diretor do antigo Museu Paraense, que passava por reformulação.

"Emílio Goeldi estudou, desenvolveu e difundiu as ciências no Pará, na Amazônia, no Brasil e em todo o continente americano, promovendo significativas mudanças institucionais a partir das coleções científicas, da publicação de trabalhos e da educação. Também foi responsável pela criação do jardim zoológico e do horto botânico, atraindo a população para conhecer a nova instituição do Museu Paraense", justificou a deputada.

Depª.Lívia Duarte.
Histórico - Emílio Augusto Goeldi nasceu em 28 de agosto de 1859, na cidade de Ennetbull, na Suíça. Filho único, foi educado em um rígido sistema de ensino, o que lhe deu uma disciplina a toda prova. Já adulto, Emílio Goeldi se tornou o que, na época, se chamava de naturalista: uma pessoa dedicada às ciências naturais, como a botânica - o estudo das plantas; a geologia - o estudo da origem, evolução e estrutura da Terra; e a zoologia - o estudo dos animais. No século 19, muitos naturalistas vieram ao Brasil para conhecer espécies da fauna e da flora que não existiam na Europa. Na Suíça, Goeldi se interessava muito por seus relatos.

Goeldi frequentou as universidades de Leipzig e Jena (Alemanha), no curso de Zoologia e Anatomia Comparada. Formou-se por esta última universidade e, no mesmo ano, recebeu um convite do diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Ladislau Neto (1839-1894), para assumir o cargo de subdiretor da seção zoológica daquela instituição. Em novembro de 1884, Emilio Goeldi chegou ao Rio de Janeiro. Lá desenvolveu trabalhos de pesquisa e publicou artigos sobre temas variados, com destaque para estudos sobre a relação entre plantas e insetos. O zoólogo permaneceu no Museu Nacional até maio de 1890.



Utilidade Pública

Dois Projetos de Utilidade Pública foram protocolados pelo deputado Ângelo Ferrari: o primeiro declara e reconhece os serviços prestados pela Associação dos Produtores Rurais Ituna III; e o segundo confere o título à Associação das Comunidades Indígenas Ribeirinhas da Região de Altamira. Ambas entidades estão localizadas no município de Altamira, no sudoeste paraense.

Deputado Angelo Ferrari

Indicação

Quatro Projetos de Indicação também foram protocolados na Divisão de Expediente (Didex), da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). De autoria da deputada Livia Duarte, um deles sugere que ao Poder Executivo que crie o Programa Pará Antirracista. O objetivo é oferecer conhecimento aos estudantes sobre racismo e torná-los aptos a serem agentes de mudança contra a discriminação e o preconceito racial na sociedade.

Dentre os conteúdos a serem trabalhados durante a execução do programa, estão o estudo da história e cultura africanas, com destaque para o papel da população negra na construção da sociedade brasileira; a educação contra a naturalização do uso de expressões racistas; a prevenção a comportamentos racistas; e o desenvolvimento de uma educação contra a naturalização do racismo e de combate à discriminação racial para as pessoas a sua volta.

"O Estado é muito demandado sobre aquilo que se pode apresentar materialmente, mas o papel de um governo não é apenas ser gestor de orçamentos e executor de obras. Também é papel do governo liderar a sociedade na direção correta do ponto de vista civilizatório. Temos um passivo muito grande e um reparo a ser feito com a população negra, e precisamos insistentemente lutar por isso. A escola é o maior braço do Estado junto à comunidade e o maior instrumento de transformação que temos. É por meio da educação das nossas crianças e jovem que podemos construir um futuro com mais respeito e igualdade", justificou a deputada.

Deputada Maria do Carmo

Também foram protocolados os Projetos de Indicação da deputada Maria Do Carmo, que sugere a criação do Programa Qualifica Pará Rural no Estado do Pará; e dois de autoria do deputado Dirceu Ten Caten, o primeiro sugere que o Executivo apresente Projeto de Lei a fim de estadualizar a estrada que liga o Distrito de Santa Maria à PA-370, em Santarém; e o segundo requer a criação do programa "Psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas do Estado Pará".
Crédito: Baltazar Costa (AID/Alepa)
Deputado Dirceu Ten Caten


Patrimônio histórico e cultural

Por fim, foram protocoladas proposições para a declaração do Mirante São Benedito, símbolo do turismo e da marujada do município de Bragança, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial para o Estado; e do policiamento com búfalos, realizado no município de Soure, no arquipélago do Marajó, como patrimônio histórico-cultural de natureza imaterial do Pará.

Deputado Lu Ogawa
O primeiro, de autoria do deputado Lu Ogawa, propõe o reconhecimento do Mirante, inaugurado em 2009, como uma homenagem religiosa e cultural do povo bragantino, ao seu padroeiro e protetor.

A segunda proposição é de autoria do deputado Bob Fly, e visa o reconhecimento dos policiais militares que integram o 8° Batalhão da PM no Marajó. Em razão de 60% das áreas serem compostas de mangues no arquipélago, o acesso a determinadas localidades é difícil e até mesmo impossível para veículos convencionais modernos, que levou à corporação a utilizar búfalos na locomoção nas áreas alagadas.
Crédito: Divulgação (AID/Alepa)
Deputado Bob Fllay


"Com o tempo, os búfalos policiais, que recebem o devido acompanhamento de profissionais veterinários para manutenção de seu bem estar, tornaram-se também atrativo turístico para a localidade, haja vista se tratar de uma modalidade de policiamento exclusiva no mundo", justificou Bob Fly.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.