Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa celebra 70 anos do Hospital Adventista de Belém
Notícia
Alepa celebra 70 anos do Hospital Adventista de Belém
Reportagem: Andrea Santos
Edição: Dina Santos
Para comemorar os 70 anos do Hospital Adventista de Belém (HAB), foi celebrada uma Sessão Solene na tarde desta segunda-feira (28.08), no auditório João Batista, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
A solenidade foi solicitada pelo presidente da Alepa, deputado Chicão. Para ele, a homenagem é o reconhecimento dos serviços que o hospital faz em benefício a sociedade paraense. "É importante que o Poder Legislatvo tenha momentos como esse. A Alepa reconhece quem presta serviço para a população do Estado. São 70 anos de história, de bons serviços", disse o deputado Chicão.
Presidente Chicão foi homenageado com o quepe, que simboliza o comando da lancha Luzeiro
Jackson Freire, diretor administrativo do HAB, disse que a entidade presta um serviço de excelência para a comunidade do estado do Pará. "O hospital completa 70 anos realizando um serviço de qualidade à população da Amazônia", relata ele. "O hospital nasceu do fruto do trabalho de dois missionários americanos. A parte mais especial que se tem da história do hospital foi a maneira como ele foi constituído. E essa maneira tem influenciado toda a cultura do hospital durante esses 70 anos. Obrigado, Alepa, pelo reconhecimento do HAB", finalizou ele.
Jackson Freire
"Sem dúvida, agradecer ao Parlamento Estadual pela aprovação do requerimento dessa homenagem ao HAB, principalmente ao presidente Chicão, pelo olhar a uma instituição que cuida da vida dos que buscam e precisam do hospital. A homenagem aqui é para aqueles que construíram e aos que continuam o projeto, que é um legado da Igreja Adventista, dos seus pioneiros no Norte", destacou o ex-deputado Dr. Jaques Neves.
Jaques Neves
A solenidade contou com 23 homenageados que receberam o Diploma de Homenagem Especial em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na área médica, no Pará.
Participaram também da Sessão: Markus Barcelos, diretor médico do HAB; Pr. Rogério Sousa, tesoureiro da União Norte Brasileira; Pr. Mark Wallacy, secretário da União Norte Brasileira; e Pr. André Dantas, presidente da União Norte Brasileira.
História - O Hospital Adventista de Belém é referência no Pará quando se trata dos cuidados com a saúde dos pacientes. Fundado em 1953, a entidade trabalha seguindo os princípios e valores adventistas, que integram o atendimento humanizado ao conforto espiritual daqueles que mais precisam.
O trabalho do Hospital Adventista de Belém iniciou com serviços assistenciais realizados pelos rios do Pará, com o casal de missionários norte-americano Leo e Jessie Halliwell, que chegou ao Brasil em 1921, especificamente na Região Norte do País. A partir desse momento empreendeu-se um trabalho de evangelização. A chegada a Belém ocorreu em 1927.
Em 4 de julho de 1931, Leo e Jessie começaram a levar atendimento médico e assistência religiosa para ribeirinhos enfermos, com uma pequena lancha chamada Luzeiro, às margens de rios e igarapés nos estados do Pará e Amazonas, iniciando a obra médico-missionária na Amazônia.
Reconhecendo a necessidade decidiram estabelecer uma clínica em terra firme e em 1953. Com a ajuda da diretoria da União Norte Brasileira da Igreja Adventista, o casal montou um pequeno hospital, com apenas 18 leitos, no bairro do Marco, em Belém, e passou a receber os pacientes que antes eram atendidos em lancha e locais improvisados as margens dos rios.
Dessa forma surgiu o Hospital Adventista de Belém. A instituição faz parte da Rede Adventista de Saúde e atua na região Norte do Brasil.
Neste ano, o HAB completa 70 anos com um quadro de mais de mil médicos cadastrados e um complexo de saúde com foco na média e alta complexidade de tratamentos.
O hospital trabalha seguindo os princípios e valores adventistas, que integram o atendimento humanizado ao conforto espiritual daqueles que mais precisam. As origens e a missão de seus fundadores são preservadas com o projeto Luzeiro, nas ilhas, onde continua levando serviços médicos, odontológicos e de farmácia básica para as comunidades ribeirinhas, e o Luzeiro Urbano, um trailer com serviços de atendimento à população da periferia de Belém e Barcarena.

