Você está em: Portal Alepa / Notícias / ALEPA Realiza Sessão Especial em Homenagem ao Dia da Pessoa Idosa e ao Combate à Violência
Notícia
ALEPA Realiza Sessão Especial em Homenagem ao Dia da Pessoa Idosa e ao Combate à Violência
Reportagem: Kayke Gibson
Edição: Kayke Gibson
Uma sessão especial foi realizada no plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) nesta segunda-feira (2), por proposição do deputado Fábio Figueiras (PSB). A sessão teve como objetivo comemorar o Dia da Pessoa Idosa e o Dia Internacional da Terceira Idade, além de lembrar os 20 anos do Estatuto do Idoso.
A deputada Lívia Duarte (PSOL) abriu a sessão e deu início às discussões sobre a temática. A mesa contou com a presença de representantes de diversos setores da sociedade e órgãos estaduais, incluindo o presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Mônica Galúcio da Silva; o presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Pará, Emídio Rebelo; a diretora da Divisão de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, Ariane dos Santos Rodrigues; o promotor de Justiça, Waldir Macieira Filho; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), Letícia Bitar; a pesquisadora de envelhecimento, Régia Darc Ribeiro; e a conselheira Nacional de Saúde, Walquíria Batista Alves.
O deputado Fábio Figueiras destacou a importância do evento no contexto do Dia Nacional do Idoso e do Dia Internacional da Terceira Idade. Ele enfatizou a necessidade de sensibilizar a comunidade sobre o respeito e a proteção aos idosos, especialmente em um momento em que há um aumento de 18% nas denúncias de violência contra essa parcela vulnerável da população.
Durante a sessão, foram discutidos diversos temas, incluindo a saúde dos idosos, a garantia de direitos e a proteção dos mesmos. O foco principal foi a necessidade de implementar políticas de proteção e cuidado para uma população idosa em crescimento.
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Pará, Letícia Bitar, ressaltou a importância de ampliar os serviços de proteção à medida que a população idosa cresce. Ela destacou o papel fundamental das instituições e da sociedade na garantia dos direitos dos idosos.
A conselheira Nacional de Saúde, Walquíria Alves, enfatizou que as pessoas estão envelhecendo cada vez mais, e é essencial garantir que envelheçam com qualidade de vida e autonomia. Ela mencionou a importância do Estatuto da Pessoa Idosa para proteger os direitos dessa população.
A sessão também incluiu a entrega de certificados a 10 pessoas em reconhecimento ao trabalho solidário em prol da pessoa idosa no Pará:
1. MARIA DE NAZARÉ DOS SANTOS MACHADO (UNITERCI)
2. DR. EMÍDIO REBELO (FAAPA)
3. CRISEIDA DE MIRANDA PEREIRA (PASTORAL DA PESSOA IDOSA)
4. JOSÉ EDUARDO BARBOSA PONTES (AFABB)
5. ORLANDINA NYLANDER BRITO (ABRAZ)
6. NEUZILOUR LOBATO RODRIGUES (SBGG)
7. MARIA DAS GRAÇAS BENDELACK SANTOS (OAB)
8. SELMA MARIA QUINTELLA ANDRADE COÊLHO (ASSIPA)
9. SANDRA MARIA FONSECA DA CRUZ (CEJA/SEDUC)
10. NECI RODRIGUES BARROSO (SESC)
Esta sessão especial teve como objetivo destacar a importância dos idosos na sociedade e promover a conscientização sobre a necessidade de proteger seus direitos e garantir seu bem-estar.



