Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / São Miguel do Guamá celebra 150 anos de fundação

Notícia

31/10/2023 | 11h54 - Atualizada em 31/10/2023 | 11h54

São Miguel do Guamá celebra 150 anos de fundação

Reportagem: Rodrigo Nicolau

Edição: Natália Mello

Município abriga 52,8 mil habitantes, segundo o último Censo, feito em 2022.O município de São Miguel do Guamá, na região nordeste do Estado, celebra nesta terça-feira (31) 150 anos de fundação. Conhecida por suas belezas naturais e históricas, pertence à Zona Guajarina, abrangendo uma área de 1.341 km.

Entre os principais atrativos turísticos do município, cortado e banhado pelo Rio Guamá., está o novo cartão postal da cidade, o Complexo Beira Rio, composto pela modernizada orla da cidade. O Centro Cultural e a Praça Licurgo Peixoto também é uma ótima opção para quem deseja passear no fim da tarde, praticar atividades físicas ao ar livre ou levar a criançada para se divertir às margens do rio. Além disso, a cidade dispõe de outros pontos, como Cachoeira do Apolônio, Parque Ambiental e Casa do Padre.

A população da cidade de São Miguel do Guamá chegou a 52.895 pessoas no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um aumento de 2,58% em comparação com o Censo 2010.

Legislação
Em dezembro de 2021, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou o Projeto de Lei de n° 351/2021, de autoria do deputado Dirceu Ten Caten (PT) que declara a Cooperativa de Produção dos agricultores Familiares do Município de São Miguel do Guamá de Utilidade Pública para o Estado.

Também como forma de reconhecer iniciativas do município, a Alepa aprovou o PL de n° 75/2010, da ex-deputada Simone Morgado, que declarou o Centro e Recuperação e Tratamento de Dependência Química Álcool e Drogas como de utilidade pública para o Estado; e o PL n° 115/2009, de autoria do ex-deputado Márcio Miranda, que torna o Círio de São Miguel do Guamá integrante do Patrimônio Cultural Imaterial do Pará.

Cachoeira é um dos principais atrativos turísticos da cidade.História do Município
A ocupação das terras conhecidas hoje como município de São Miguel do Guamá ocorreu por volta do século XVII, a partir das navegações realizadas pelos colonos portugueses ao longo do rio Guamá. Dentre os lotes de terra conhecidos como seismarias, concedidas pelo Governo da capitania, estava o lote cedido ao convento do Carmo, onde foi fundada a fazenda Pernambuco e teve início o processo de povoamento da região.

No ano de 1873, a Assembleia Provincial cria o respectivo município, com a Lei nº 2.663 de 31 de outubro de 1873. A partir daí, São Miguel deixa a categoria de vila, passando a ser município. O presidente da Câmara de Ourém, Eliziário José de Carvalho, na época, protestou perante o Governo provincial contra a respectiva mudança, pois São Miguel deixaria de fazer parte do município de Ourém.

Já em 30 de maio de 1891, o Decreto Estadual nº 344 elevou São Miguel à categoria de cidade, e um novo decreto estadual (nº 4.505), publicado no dia 30 de dezembro de 1943, nominou a cidade, a partir desta data, de São Miguel do Guamá – acrescentando o nome do rio de origem indígena Tupiniquim, que significa "Rio que chove".