Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Reforma na Alepa garante conforto, segurança e acessibilidade para visitantes e servidores

Notícia

20/09/2021 | 17h45 - Atualizada em 22/09/2021 | 10h00

Reforma na Alepa garante conforto, segurança e acessibilidade para visitantes e servidores

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

Para garantir bem-estar no atendimento ao público e melhorar as condições dos locais de trabalho dos servidores, alguns setores do Palácio Cabanagem passaram por transformações. As obras na Alepa foram iniciadas em julho e a Casa já pode proporcionar aos trabalhadores e visitantes mais conforto e acessibilidade.

Sônia Soares

A arquiteta Sônia Soares, Diretora Administrativa do Legislativo Estadual  é responsável pelas obras. "O caso era considerado 'clinico' vamos dizer assim. Quando vi alguns setores da Alepa, eu sabia que era de extrema urgência fazer algo, mas foi necessário encontrar um presidente disposto a valorizar seus servidores, um gestor que pensa nos usuários da Casa. Atendemos um programa  de acordo com as necessidades do Poder Legislativo. Foi composta uma equipe de engenheiros e arquitetos com especialidades e o que mais preocupou a equipe foi a parte da energia elétrica. Um grande incidente poderia ocorrer, mas tudo resolvido devido a conduta da gestão atual", relatou ela. 

Deputado Chicão, presidente da Alepa

Para o presidente da Casa, deputado Chicão, a finalidade da reforma dos departamentos do palácio da Cabanagem é garantir melhores condições de trabalho aos que fazem o Poder Legislativo. "Estamos organizando a Casa, todos os espaços devem levar ao público mais conforto e acessibilidade. É impossível um poder que deve dar exemplo para a sociedade, que cobra dos outros poderes, que aprova leis, não ter o mínimo de condições de trabalho. Nossos servidores estavam trabalhando de maneira precária. Tenho certeza que vão gostar das novas instalações. O trabalhador desta Casa precisa ser respeitado ao exercer sua função, seja ela qual for", disse.

Deputada Cilene Couto

"Em tempo recorde, foi feito um trabalho excelente. Esse novo espaço traz mais adequação para que todos possam exercer suas atividades", disse a deputada Cilene Couto, líder do governo na Alepa.

Uma das adequações que vão proporcionar acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD)  foi feita nos banheiros, com instalações de barras de apoio, portas de acesso com condições ideais, lavatórios acessíveis, pisos com acabamentos naturais, áreas internas de giro e manobra em dimensões de 1.50 m seguindo recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas - a NBR 9050.

Uma novidade nas obras é a reestruturação dos espaços internos reformados nos diversos departamentos e gabinetes, que vai proporcionar modernização e melhores condições de trabalho.

O plenário Newton Miranda agora abriga com destaque a obra de Benedito Mello que retrata a Cabanagem.  Antes, o quadro ficava no auditório João Batista.

 

 

"O Plenário da Casa conta agora com uma obra que é patrimônio do Poder Legislativo. Nela está parte da história da Alepa", destacou o deputado Junior Hage, referindo-se à obra do paraense Benedito Neves.

A Assessoria de Imprensa e Divulgação (AID) foi modernizada, com salas exclusivas destinadas aos assessores de imprensa da Casa e para atender aos jornalistas dos veículos de comunicação que acompanham as sessões presencialmente. Todos os espaços que passaram por obras receberam móveis novos, bancadas apropriadas e um sistema de som integrado.

A galeria de honra foi ampliada, recebeu sistema de ar refrigerado moderno, som integrado e assentos novos. Com a mudança, os cidadãos poderão acompanhar as Sessões Plenárias com maior conforto. Foram incluídas duas novas salas vips para reuniões, com portas retráteis que possibilitam otimização dos espaços, sendo possível dividir ou integrar as duas salas, de acordo com a necessidade.


A sala vip para o presidente receber convidados foi ampliada, para proporcionar bem-estar aos visitantes. Há também sistema de TV e som integrado, para que o presidente possa acompanhar as sessões diretamente da sala, enquanto recebe convidados.