Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial em Breves e ouve a população local

Notícia

09/08/2019 | 07h04 - Atualizada em 18/12/2019 | 20h47

Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial em Breves e ouve a população local

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Syanne Neno

Ouvir as demandas da comunidade, com seus anseios e necessidades, foi o principal objetivo da Sessão Especial realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), no município de Breves, no Marajó, nesta quinta-feira, 08 de agosto.

Foram quatro horas de programação intensa que contou com a participação de 19 deputados que se uniram para ouvir atentamente as demandas dos moradores.

A Sessão foi presidida pelo chefe do Poder Legislativo, deputado Dr. Daniel Santos. Ele destacou em seu pronunciamento de abertura a importância do evento, que ganhou novo formato em sua gestão como forma de descentralizar o poder para ouvir as necessidades da população.

“Nosso objetivo é fazer uma gestão diferente, mais próxima do povo e mais propositiva. Então estamos aqui para ouvir a população marajoara, conhecer de perto suas demandas para que possamos trabalhar ações futuras que venham atender às reais necessidades“, explicou o deputado Dr. Daniel.

A cerimônia de abertura contou com presença do Governador do Estado, Helder Barbalho, que evidenciou a sensibilidade do Parlamento Estadual em promover audiências onde a população do Marajó foi ouvida.

“Festejo com alegria essa iniciativa da Alepa em dar voz à população e contribuir para o aperfeiçoamento de leis que melhoram a vida da gente de nosso estado, como a Lei de Regularização Fundiária, recentemente aprovada pelos parlamentares”, destacou o governador.

Também participaram da solenidade o vice-governador, Lúcio Vale, o prefeito de Breves, Toninho Barbosa, o presidente da Câmara dos Vereadores, Vereador Piráca, e representando a Câmara Federal, o deputado Beto Faro e Elcione Barbalho.

Em seu discurso, o deputado Luth Rebelo, que é filho marajoara, ressaltou a relevância dos trabalhos do Poder Legislativo em ouvir a população local. 

“Agradeço ao deputado Dr. Daniel por tornar esse momento possível e  facilitado a vinda dos deputados para Breves. Acredito que, todos juntos, vamos lutar para trazer uma zona de livre comércio para o Marajó, porque o povo precisa de atenção”, destacou.

Por ser uma Sessão Especial histórica na região, esperada há décadas pelos marajoaras que sonham em ver o desenvolvimento da maior ilha fluvial do mundo, o auditório do Centro de Educação Profissional ( CEDEP), local onde foi realizado o evento, ficou pequeno para receber todos os participantes.   

Educação

O vereador de Breves, Einaldo Aguiar, questionou o número pequeno de escolas do ensino médio e também propôs a implantação do curso de Medicina na região para atender a necessidade de ofertas de serviços de saúde.  

“A cidade de Breves tem somente cinco escolas de ensino médio. Precisamos de mais escolas para fortalecer o ensino e diminuir a violência. Proponho que seja criado o Campus de Breves para poder ofertar o curso de Medicina no Marajó e atender a mão de obra na área médica nos hospitais da região”, argumentou.

A professora Olena Machado, vereadora em Breves, também se mostrou preocupada com a educação.

“Peço o apoio dos parlamentares para ajudar a fortalecer o ensino médio na região de Breves e dessa forma evitar que aconteça a evasão escolar entre os jovens”, comentou.

Prevenção

Preocupado com crescimento de jovens envolvidos com drogas na região, o  Coordenador do Centro de Recuperação de Breves, Jeferson dos Santos, solicitou políticas de combate às drogas.

“Nós precisamos trabalhar ações de combate às drogas na região para atender a necessidade de recuperação de jovens que estão se perdendo para as drogas na cidade”, alertou.

Defensoria Pública

Um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade marajoara é o número insuficiente de unidades da Defensoria Pública para prestar serviços à população, em particular aos mais carentes. Diante dessa realidade, a defensora pública Graziela Caponi reforçou o pedido para a ampliação do órgão na região. 

“O Marajó possui 16 municípios, mas somente quatro são atendidos pela Defensoria Pública. Peço que os deputados olhem pela população vulnerável e que precisa de uma assistência jurídica”, evidenciou.

O evento atraiu moradores de vários municípios da região.      

Na área da saúde, o vereador de Gurupá, Elcio Queiroz , falou sobre as dificuldades de transporte para atender pacientes de regiões ribeirinhas."O povo do Marajó precisa de uma atenção especial já que o acesso é muito difícil. Solicito uma ambulancha, já que o município é muito carente na questão da saúde", disse.

Água

O empresário de Bagre, Manoel Magno de Lima Júnior, parabenizou a iniciativa dos deputados e aproveitou para cobrar a implantação de um sistema de captação e distribuição de água na cidade.

“Agradeço aos deputados que deixaram seus gabinetes para ouvir a população do Marajó. Mas quero dizer que há 25 anos tomo água do rio, já que não tem água potável no município. Por isso faço essa solicitação”, justificou.

Açaí

Para Marília Tavares, é necessário trabalhar políticas para quantificar a produção do açaí da região.

“É necessário desenvolver um forma de quantificar a produção do açaí que sai daqui para todos os lugares. Sugiro destinar emendas parlamentares para que mude a situação do Marajó”, sugeriu.

Emprego e renda 

De acordo com Adriele Furtado, promover a geração de renda é necessário para o desenvolvimento da região e garantir oportunidades aos jovens.

“Há necessidade de se implantar uma política de geração de emprego e renda, já que o Marajó está perdendo constantemente seus jovens para as drogas e para o crime”, afirmou.

Participaram da Sessão Especial os deputados estaduais Miro Sanova, Wanderlan Quaresma, Renilce Nicodemos, Martinho Carmona, Delegado Nilton Neves, Fábio Figueiras, Jaques Neves, Dilvanda Faro, Dra Heloísa Guimarães, Thiago Araújo, Igor Normando, Marinor Brito, Cilene Couto, Luth Rebelo, Gustavo Seffer, Delegado Caveira, Victor Dias e Júnior Hage.

O deputado Delegado Nilton Neves disse que morou durante seis anos em Breves e sentiu na pele as dificuldades do Marajó. Ele se propôs também a fazer parte da comissão em defesa da Ilha.

“Já morei aqui muito tempo e tenho a responsabilidade de ajudar na construção de um novo Marajó. Me coloco à disposição para ajudar a  população de Breves”, reiterou.

 O deputado Thiago Araújo defendeu a formação de uma comissão em favor da região.

“Vamos criar uma comissão para trabalhar ações de desenvolvimento do Marajó e ajudar a construir um Pará melhor”, disse.

 Para o deputado Miro Sanova, é preciso que estado e governo federal  desenvolvam programas específicos para Breves e região.

“A Assembleia está cumprindo o seu papel, mas o governo federal  não tem feito ações efetivas na região do Marajó. Por isso é importante intensificar ações concretas. Saio de Breves muito mais conhecedor da realidade local”, disse.

 Deputadas que fazem parte da bancada feminina também se manifestaram.

A deputada Marinor Brito garantiu apoiar projetos em favor do povo marajoara.

“A população do Marajó vive o enfrentamento de realidade com os índices vergonhosos e pode contar com meu apoio”, afirmou.

A médica e deputada Heloísa Guimarães defendeu a contratação de profissionais de medicina para atender as demandas de saúde.

“Com exceção de Breves, que tem um hospital, a região ainda não tem médicos suficientes para atender a população, e é importante que a Câmara dos Deputados pressione para que haja mudanças nessas políticas”, questionou.

Após ouvir os pronunciamentos da população e dos parlamentares, o presidente da Alepa, deputado Dr. Daniel, agradeceu a presença de todos e reforçou o compromisso do Parlamento com a sociedade marajoara.

“Cada um dos deputados que aqui está ouviu os anseios da população do Marajó. Tenho certeza que todos estão comprometidos em trabalhar para fazer o melhor e mudar a realidade atual do Marajó, junto com o Governo do Estado. Sinto feliz e grato pela receptividade e saio de Breves conhecendo um pouco mais de perto a realidade das cidades do arquipélago do Marajó”, concluiu.

Toda a população do Marajó e do Estado do Pará pode acompanhar a programação ao vivo pela TV Alepa.

Texto: Alda Dantas

Assista a gravação na íntegra clicando AQUI