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Ritmo merengue é patrimônio cultural e imaterial do Estado
Reportagem: Carlos Boução
Edição: Dina Santos
O ritmo do merengue agora é patrimônio cultural e imaterial do Estado do Pará. Com origem na República Dominicana, na dança, um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão, enquanto os casais dançam entrelaçados. O ato do governador Helder Barbalho, sancionando a Lei, foi publicado no dia 18 de outubro passado no Diário Oficial do Estado.
Deputados aprovaram a Lei, reconhecendo o Merengue como patrimônio do Estado
"A popularidade da música tem razão na difusão crescente dentro das camadas pobres e negras da sociedade", informou o ex-deputado Miro Sanova, autor do Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Pará e transformada em Lei, depois da sanção do governador Helder Barbalho.
Miro Sanova
Para o ex-parlamentar, é inegável a importância do merengue na formação da música popular na cidade de Belém. "O merengue tem grande marca e influência na cultura paraense, devida à proximidade com os países latino-americanos", avaliou Miro.
O pesquisador Bernardo Farias, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), informou que a chegada do Merengue - música e discos em Belém - se deu ao que chama de rede de difusão cultural transatlântica, no espaço ligado às atividades portuárias, que por sua proximidade acabou tornando-se um dos principais palcos da chegada e da difusão dos gêneros caribenhos na capital paraense.
"Dessa forma, a zona do meretrício e o porto ganham uma importância decisiva, na medida em que fazem parte da história de vida dos indivíduos, de suas experiências e de suas memórias (estivadores, marinheiros, vendedores ambulantes, donos de aparelhagem, etc.), tornando-se um espaço-símbolo da relação Pará-Caribe", conclui o artigo.
Para o músico e produtor musical Félix Robatto, o reconhecimento do merengue pelo governo do Pará, a partir de uma iniciativa do legislativo, é de "extrema importância". Em sua avaliação, esse gênero musical foi muito importante para a criação da personalidade musical paraense.
Félix Robatto
"Hoje o que fazemos de lambada, guitarrada, tudo isso vem de um pouco do merengue, e não só a música, mas a dança principalmente, o jeito de dançar, junto, agarrado, o brega, a lambada, tudo isso vem do merengue", frisou.
O músico contextualizou a origem da chegada do merengue. "Chegou meio clandestinamente, ao ouvido das pessoas e isso foi importante para a formação musical e cultural da música dançante, o ritmo se misturou com o carimbó e com outros gêneros locais", disse, reforçando que isso contribuiu para o nascimento da lambada e da guitarrada.
Robatto registrou ainda a importância do ato governamental publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 18 de outubro. "Foi um passo muito legal, desta forma é que a gente vai escrevendo nossa história com reconhecimento e contexto histórico", registrou.
