Você está em: Portal Alepa / Notícias / Santa Casa ganha aparelho urodinâmico para realizar transplante renal infantil
Notícia
Santa Casa ganha aparelho urodinâmico para realizar transplante renal infantil
Reportagem: Josiane Miranda
Edição: Josiane Miranda
Na manhã da última terça-feira, 10.09, foi entregue à Santa Casa de Misericórdia, o aparelho de urodinâmica que permitirá ao hospital realizar exames mais específicos na bexiga da criança e após isso, colocá-la na fila de espera pelo transplante.
Segundo Belina Soares, diretora da Associação dos Renais Crônicos do estado, " Isso é de suma importância, até porque os transplantes não podem ser realizados sem este exame, então, se torna algo imprescindível", afirmou.
A conquista se deu através da luta incessante dos médicos e toda equipe do hospital que foi integralmente apoiada pelo Deputado Estadual Dr. Galileu, que através disso, criou uma comissão de estudos na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) para dar celeridade a este processo que estava a aproximadamente 4 anos sendo tratado.
Segundo o Deputado Dr. Galileu, o interesse de contribuir com o trabalho da santa casa se deu através de conversas com a equipe médica do hospital, "Nós criamos uma comissão de estudo onde nós nos reunimos junto aos técnicos da santa casa e fizemos o levantamento de tudo o que era necessário para que fosse implantado o transplante renal pediátrico no nosso estado. Dentre todas essas condicionantes, algo que precisava ser feito era a compra deste aparelho. A Santa Casa já tinha este equipamento, porém, era emprestado do hospital Barros Barreto, e então, nós nos comprometemos em comprar. Junto conosco, vieram médicos, pais de pacientes que contribuíram com a vaquinha de arrecadação". Afirmou.
O aparelho será usado não só pelos pacientes renais, mas também para evitar que mais crianças entrem na fila do transplante que conta com aproximadamente 28 crianças cadastradas aguardando por um transplante.
Segundo Carolina Redig, mãe do Davi de 1 ano e 3 meses destacou que a ideia de ajudar a comprar o aparelho de urodinâmica veio através de todas as dificuldades em que a mesma passou com o seu filho, " Enquanto meu filho estava sendo operado, eu ficava pensando que eu precisava ajudar outras crianças com o mesmo problema e que não tinham recursos. Quando voltamos à Belém com a saúde do Davi restabelecida, ligamos para o Dr. Abud e falamos que queríamos ajudar em tudo o que fosse necessário na parte renal da santa casa e foi dessa maneira que participamos da vaquinha de compra do aparelho".
O Doutor atuante na área de urologia pediátrica da Santa Casa, Alfredo Abud, explicou a importância de fazer o exame urodinâmico, "O estudo urodinâmico faz parte do preparo das crianças porque ele avalia o funcionamento da bexiga para podermos liberá-los para fazerem o transplante renal". Disse.
O próximo passo é dar o treinamento necessário aos médicos para a realização do exame, para que comece a funcionar o mais breve possível.
