Você está em: Portal Alepa / Notícias / Audiência pública virtual discute PL que libera mineração em APA do lago de Tucuruí no Pará
Notícia
Audiência pública virtual discute PL que libera mineração em APA do lago de Tucuruí no Pará
Reportagem: Lilian Campelo
Edição: Lilian Campelo
Para debater sobre o tema, o deputado Bordalo realizará uma audiência pública virtual nesta quinta-feira (29) às 10h com representantes da sociedade civil. O parlamentar é membro da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) da Alepa, e solicitou vistas da proposição, que significa examinar com mais cautela a pauta.
A Lei Estadual nº 6.451 criou as Unidades de Conservação da Natureza na região do Lago de Tucuruí e compreendem Área de Proteção Ambiental, denominada APA Lago de Tucuruí (568.667 ha), que abrange os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga e Novo Repartimento; e duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável – RDS Alcobaça (36.126 há) e Pucuruí-Ararão (29.049 ha) que abrangem os municípios de Tucuruí e Novo Repartimento, formando assim o Mosaico de Unidades de Conservação Lago de Tucuruí, atualmente sob gestão do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade – Ideflor-bio.
Leia mais: Estatuto da Igualdade Racial do Pará é proposta de PL do Deputado Bordalo
De acordo com o Art. 6° da Resolução CONAMA nº 10, de 14 de dezembro de 1988, que estabelece sobre normas específicas para o licenciamento ambiental de extração mineral, informa que "Não são permitidas nas APA's as atividades de terraplanagem, mineração, dragagem e escavação que venham a causar danos ou degradação do meio ambiente e/ou perigo para pessoas ou para a biota".
Foram convidados para participar da audiência pública virtual os movimentos sociais, Procuradoria-Geral do Estado do Pará (PGE), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade – Ideflor-bio; Prefeituras e Câmaras Municipais de Tucuruí, Breu Branco, Novo Repartimento, Itupiranga, Nova Ipixuna, Jacundá e Goianésia. Além de todos os deputados e deputadas estaduais.
A audiência pública virtual será transmitida ao vivo pela páginas do facebook do Deputado Bordalo, Alepa, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PA), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB-PA), Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e Jornalistas Livres.