Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão Solene presta homenagem ao Dia do Soldado
Notícia
Sessão Solene presta homenagem ao Dia do Soldado
Reportagem: Mara Barcellos
Edição: Dina Santos
O Dia do Soldado, comemorado oficialmente no próximo dia 25 de agosto, foi tema da Sessão Solene nesta segunda-feira (23), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em atendimento ao requerimento 200/2021, de autoria do deputado Raimundo Santos.

O propositor, que é Ouvidor-geral e presidente da Comissão de Redação na Alepa, destacou a importância da homenagem.
Deputado Raimundo Santos
"Prestar reverência ao Dia do Soldado é um tributo justo e merecido ao patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva (1803-1880), o Duque de Caxias, e todos os soldados que historicamente são importantes para a soberania do País, sejam quais forem as suas distintas funções, como soldado de Infantaria; soldado de cavalaria; soldado de artilharia; soldado de engenharia; e soldado de logística e serviços”, evidenciou
Raimundo Santos.
O parlamentar ressaltou a atuação dos soldados nas ações humanitárias e de saúde.
"Os soldados também desenvolvem ações humanitárias e de saúde, e como foi agora, em virtude da pandemia, em favor da saúde do povo brasileiro, que junto com as forças armadas cumprem sua missão de garantir segurança e apoio logístico no transporte de vacinas, em diversas regiões", comentou.
Diversas autoridades e convidados participaram da programação, dentre eles o Comandante da 8° Região Militar - General de Divisão, Otávio Rodrigues de Miranda Filho; Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Hayman Apolo Gomes de Souza; Inspetor Geral - Comandante Geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Monteiro Ribeiro ; Subprocuradora-geral de Justiça do Estado do Pará, Ubiragilda Pimentel, e representando o 1° Comar do Norte, esteve a coronel médica Mauren Muller.
De acordo com o Comandante Regional Militar, Otávio Rodrigues de Miranda Filho, o Exército Brasileiro é um defensor da pátria e do povo.
Comandante da 8° Região Militar - General de Divisão, Otávio Rodrigues de Miranda Filho
"O Exército está presente na vida de todos os cidadãos, desde os mais humildes como o lavrador, o homem do campo, do pequeno profissional liberal, até do filho do grande empresário. E isso faz com que o nosso exército esteja presente e ao lado do nosso povo. Por isso somos fortes, porque defendemos o povo brasileiro", afirmou.
Para a Subprocuradora Ubiragilda Pimentel, que esteve representando o Procurador - geral de Justiça do Ministério Público do Pará, César Mattar Jr, a homenagem vem reforçar a importância do Exército Brasileiro.
"Esse dia é uma referência ao nascimento do patrono do nosso exército, e o povo brasileiro está de parabéns, porque somos uma democracia, com poderes constituídos, independentes e harmônicos", concluiu.

Exército Brasileiro é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais.
Duque de Caxias é um personagem importante para a história do Brasil, sobretudo no aspecto militar. Ao ingressar no Exército desde jovem, constituiu a brilhante trajetória na Força que tornou-se a sólida referência do nacionalismo e patriotismo brasileiro.
A Duque de Caxias é atribuída a icônica frase: "Sigam-me os que forem brasileiros!”. O patrono do Exército brasileiro a teria dito em um momento considerado dramático da Guerra do Paraguai (1864-1870), a Batalha de Itororó. Diz a História que era fundamental para as tropas aliadas atravessarem o Rio Itororó, mas os paraguaios faziam numerosas baixas aos brasileiros. Seriamente ameaçado da derrota, ele desembainhou a espada, gritou a frase com força e determinação, tomou a frente com bravura, atravessou a ponte, seguido por toda a tropa – e venceu a batalha.
Durante a programação, foi exibido um vídeo institucional do Exército, com destaque para a banda de música que executou o Hino do Pará.

* Com informações da Ascom/deputado Raimundo Santos.
