Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa participa da inauguração da Usina da Paz no Benguí
Notícia
Alepa participa da inauguração da Usina da Paz no Benguí
Reportagem: Andrea Santos
Edição: Andreza Batalha
Com uma área de 12.087 m² , localizada na Estrada do Bengui, ao lado do pátio de retenção do Detran, a Usina da Paz do Bengui foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (04) com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão acompanhado dos deputados: Cilene Couto, Dirceu Ten Caten, delegado Nilton Neves, Fábio Freitas, Marinor Brito, Michele Begot, Nilse Pinheiro e Victor Dias.
A Usina da Paz já realizou, desde sua implantação em outubro de 2021, 187.628 atendimentos, tendo seu principal objetivo a busca pelo fortalecimento do bairro, resgate da cidadania e a redução da violência por meio da transformação social.
Assim como nas outras unidades, serão ofertados na Usina da Paz Bengui, mais de 80 serviços gratuitos à população, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.

As obras da UsiPaz Bengui geraram 130 postos de trabalho e foram realizadas pela mineradora Vale e executadas por empresas paraenses, por meio de um Termo de Cooperação Técnica com o Estado. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência.
"É um projeto transformador e social, temos que parabenizar o governo do Pará pela ação e os parceiros, como a prefeitura de Belém, a empresa Vale e, claro, todos os atores políticos que aprovam esse projeto", disse o presidente da Alepa, deputado Chicão. "O governo do Pará está presente num dos bairros mais importante da capital e que, no passado, tinha um dos índice mais alto em relação à violência na Região Metropolitana de Belém. A sociedade paraense não está abandonada", completou.
Mãe de 4 filhos, com idades entre 14 e 18 anos, Eliezane Nascimento Reis, 34 anos, mora no bairro desde os nove anos e disse que os serviços oferecidos pela UsiPaz Benguí ajudará os filhos. "Temos muitos jovens por aqui, eu mesma tenho quatro e e eles estavam ansiosos pela inauguração, estão querendo fazer logo os cursos. Soube que terá até curso para mim, trabalho com alimentos. A UsiPaz Benguí ajudará a tirar muitos jovens de dentro de casa e da rua. Era muito deserto aqui, aconteciam muitos roubos, o Benguí não é mais o mesmo, hoje em dia ele está uma beleza, como moradora daqui me sinto mais segura com a UsiPaz", disse.
Maria de Nazaré Rodrigues Oliveira tem 52 anos e mora há 15 no bairro do Benguí. É vendedora autônoma há dois anos. Ela acredita que com a UsiPaz, o seu trabalho ficará melhor. "Vendo coxinha, mingau de milho, chopp, máscaras e ainda faço diária, quando posso. De agora em diante, irei colocar minha venda em frente a UsiPaz Benguí. Faço esse trabalho há dois anos, desde que meu ex-patrão morreu de COVID-19 e fiquei desempregada".
A deputada Marinor Brito disse que "A Alepa tem trabalhado muito para ajudar nos serviços, para a população do Estado. Estamos felizes com a recepção desse projeto da UsiPaz Benguí. O bairro do Benguí merece esse projeto".
O governador do Pará, Helder Barbalho, agradeceu o Poder Legislativo pela parceria que há entre os dois poderes. "Em nome do presidente da Casa, deputado Chicão, e demais parlamentares, agradeço pelo momento de união que estamos vivendo em favor do Pará. A Alepa tem nos ajudado em projetos que são importantes para a população", disse. "O projeto Usina da Paz congrega o trabalho de várias secretarias, ligadas de forma direta ou indireta. Serão centenas de servidores que prestarão serviços com qualidade para a comunidade. Em breve estaremos inaugurando a Usina da Paz nos bairros do Guamá, Terra Firme e Jurunas. No dia 18 de maio, será a inauguração da Usina da Paz de Parauapebas", comentou o chefe do Executivo.
As Usinas da Paz já atendem moradores do Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Cabanagem, em Belém e em Nova União, em Marituba.
Estrutura - O projeto Usina da Paz, desenvolvido pela arquiteta Bel Lobo, adapta-se às características climáticas da região amazônica, como chuvas durante todo o ano e altas temperaturas. Neste sentido, as áreas de circulação dentro dos prédios da Usina e da Assistência contam com iluminação e ventilação naturais. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência. A unidade conta com uma quadra poliesportiva coberta; um complexo de dojô, piscina, quadra de areia, salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança. E ainda, ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.
Serviço - A UsiPaz Benguí funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, funcionará de acordo com as demandas da comunidade e/ou das secretarias e fundações para a realização de eventos.
