Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputados recebem homenagens do Sindicato dos Servidores Efetivos do Tribunal de Contas do Pará
Notícia
Deputados recebem homenagens do Sindicato dos Servidores Efetivos do Tribunal de Contas do Pará
Reportagem: Mara Barcellos
Edição: Andreza Batalha
Por ocasião do Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, comemorado no dia 27 de abril, parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) receberam do Sindicato dos Servidores Efetivos do TCE-PA (Sindcontas) homenagens pela relevante contribuição no fortalecimento das atividades dos auditores de controle externo do Pará. O Dia Estadual do Auditor de Controle Externo foi instituído pela Lei nº 8.792, de 7 de dezembro de 2018.
A sessão solene foi conduzida pela Conselheira Presidente do TCE-PA, Lourdes Lima, e contou com a presença de todos os Conselheiros e Conselheiros Substitutos da Corte de Contas. Os deputados estaduais Carlos Bordalo, Eliel Faustino, Raimundo Santos e Marinor Brito participaram do evento e foram condecorados com uma placa em reconhecimento ao apoio à atuação dos auditores. O deputado Martinho Carmona não pode comparecer na solenidade, mas enviou representante, o advogado Alessandro Amorim.
O deputado Carlos Bordalo destacou o valor de uma carreira forte de técnicos compromissados em zelar pelo interesse público, assim como a necessidade de se acreditar e defender a existência de instituições democráticas como os tribunais de contas.
“A cada dinheiro que vocês não permitirem que fuja do objetivo de aumentar o alcance do Estado, será uma dádiva que estarão dando para a sociedade”, discursou deputado Bordalo dirigindo-se, em especial, à categoria homenageada.
A Conselheira Presidente do TCE-PA Lourdes Lima destacou a importância de Serzedello Corrêa como inspiração para a garantia da correta aplicação dos recursos públicos estaduais. E, na avaliação da Conselheira, para cumprir essa missão, os auditores de Controle Externo são imprescindíveis.
“Não poderíamos deixar o dia de hoje passar em branco, principalmente quando estamos em um ano comemorativo, com uma programação voltada para celebrar todas as conquistas e os avanços do Tribunal nos últimos 75 anos, uma história que tem a participação direta de todos os servidores, em especial dos auditores de Controle Externo”, disse a Presidente do TCE-PA.
“Essa foi a maneira que encontramos para eternizar o nosso agradecimento pelo empenho diário atribuído ao fortalecimento dessa instituição. E conforme diz a mensagem gravada na placa, parabéns não só por hoje, mas por todos os outros dias em que vocês contribuem para o aperfeiçoamento da Administração Pública”, completou a Conselheira.
Em seu discurso, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Efetivos do TCE-PA (Sindcontas), o auditor de controle externo Wellington Reis, contou um pouco da história do Dia do Auditor de Controle Externo no Brasil, nascido a partir de um ato heroico do então ministro da Fazenda do governo presidencial de Floriano Peixoto (1891-1894), Serzedello Correa, que colocou seu cargo à disposição por não aceitar interferências políticas na atuação dos tribunais de contas.
“Sabemos o quanto é importante termos independência e autonomia em nossa atuação. Nosso objetivo maior é garantir que os serviços públicos cheguem de forma efetiva aos cidadãos, e esse objetivo é alcançado quando nossa atuação independente consegue evitar o mau uso dos recursos públicos. Não se trata de sugerir punição, multas e devoluções. Para nós, o resultado é melhor quando conseguimos chegar a tempo de propor ajustes que possam garantir que aquele recurso seja aplicado de forma que atenda ao interesse público. O controle externo exercido pelos técnicos é um grande aliado dos cidadãos”, disse o auditor de controle externo.
Em ocasião do Dia do Auditor de Controle Externo, foi descerrada uma placa em metal como forma de reconhecer a relevância do trabalho desempenhado pelos profissionais de fiscalização que fazem parte da trajetória da Corte de Contas.
*Com informações da Ascom/TCE






