Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa e Governo do Estado garantem investimentos para Benevides
Notícia
Alepa e Governo do Estado garantem investimentos para Benevides
Reportagem: Ascom
Edição: Dina Santos
Governo do Estado continua investindo na segurança pública do Pará através de ações integradas e investimentos em tecnologia. Nesta sexta-feira (10), o Estado entregou em Benevides, Região Metropolitana de Belém, a Central de Videomonitoramento e câmeras de segurança, instaladas em pontos estratégicos do município.
O investimento faz parte da estratégia de expansão do monitoramento eletrônico nos municípios do estado, para descentralizar as ações de segurança pública em todas as regiões, para fortalecer as atividades policiais, prevenir crimes e reforçar as iniciativas de proteção aos cidadãos nas vias.
A entrega contou com a presença do Governador Helder Barbalho, Deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Chicão; Deputado Estadual Eliel Faustino; a presidente do Banpará, Ruth Mello; além do Secretário Adjunto de Gestão e Obras, Arnaldo Dopazo; prefeita de Benevides, Luziane Solon; e outras autoridades locais.
Para o Governador Helder Barbalho, a central contribuí para a segurança dos moradores e reduz os indicadores de criminalidade.
"A partir de agora, Benevides passa ser uma das cidades que terão monitoramento 24 horas, com câmeras que estarão garantindo segurança para a população, estarão fiscalizando o trânsito, integradas ao sistema estadual de segurança pública, ao sistema municipal, à polícia militar, polícia civil, Segup e também à guarda municipal", reforçou o govenador.
Mais de 300 câmeras já foram instaladas no estado. O titular da secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social, Ualame Machado, explica como será o monitoramento.
"Benevides, como um município importante da região metropolitana, ganha suas câmeras de segurança pública com inteligência artificial, reconhecimento de placas, reconhecimento facial, as mesmas câmeras utilizadas em Belém e em qualquer outro ponto do Estado são instaladas agora em Benevides de forma estratégica, para que possa melhorar a segurança pública."
As imagens registradas serão monitoradas na Central instalada dentro da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (2ª CIPM), e serão transmitidas e analisadas no Centro Integrado de Operações (CIOP), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e órgãos parceiros.
Durante o evento, também foram assinados dois convênios para a melhoria da infraestrutura urbana do município de Benevides. Um dos convênios será destinado a pavimentação asfáltica no bairro Campestre, no valor de R$2.577.139,44.
O outro convênio, no valor de R $2.005.071,70, vai garantir serviços destinados à recuperação do pavimento asfáltico de vias urbanas de Benevides.
Parte do investimento foi possível através das emendas parlamentares do Deputado Estadual Chicão.
"Hoje nós estamos tendo a felicidade de vir aqui, de público, assinar convênios, de ter a condição de ter as nossas emendas liberadas por parte do Governo do Estado, porque ele reconhece que quem ganha não é o deputado, quem ganha é a população de Benevides", explica Chicão.
O Governo do Estado também entregou em Benevides a nova agência do Banpará que vai ofertar diversos serviços entre eles abertura de contas, atendimento ao público em geral, produtos de investimento e serviços de crédito, consignados municipal e estadual.
Para a prefeita de Benevides, Luziane Solon, ter uma agência bancária na cidade é viver um momento histórico para a população.
"É um momento muito especial que os distritos estão vivendo. É um momento histórico. Senão tivéssemos a união, não estaríamos avançando aqui no município de Benevides. O Banpará é um banco que contribuí muito com Estado do Pará por todo serviço que ele realiza", explica a prefeita.
A agência do Banpará em Benevides vai agilizar serviços básicos a comunidade da cidade e região, como explica Helder Barbalho.
"Queria festejar também essa conquista, porque sei o quanto essa região da cidade precisa dos serviços bancários. É tudo muito distante, e as pessoas tem que pegar ônibus, mototáxi, carro para ir até o centro de Benevides e receber seu salário. Por isso, compreendendo o crescimento dessa região e nosso compromisso com vocês, que a partir de hoje o Banpará está com uma unidade avançada para atender nessa região", comemorou o governador.
Quem aprovou mesmo todos os investimento na cidade foi a servidora municipal, Marisa de Oliveira, 55 anos.
"É um sonho o que estamos vivendo. Agora acabou nosso sofrimento com a chegada da agência. A população terá mais comodidade e agilidade com nossos compromissos", desabafou a servidora.
Reportagem de Gleydson Souza






