Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Gestão de recursos hídricos no Pará é tema de sessão especial

Notícia

17/06/2026 | 19h47 - Atualizada em 17/06/2026 | 19h46

Gestão de recursos hídricos no Pará é tema de sessão especial

Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas-PA) apresentou nesta quarta-feira (17.06) à Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alepa o Relatório Anual de Gestão de Recursos Hídricos do Estado. O documento foi entregue durante uma sessão especial solicitada pela deputada Maria do Carmo, realizada na sala multiuso da Alepa.

A Sessão Especial foi a oportunidade de debater um tema essencial para o futuro do Pará: as bacias hidrográficas e a preservação dos recursos hídricos. “É um momento importante por chamar a atenção para algo extremamente relevante. A apresentação deste relatório de gestão dos recursos hídricos do nosso estado, o Pará, que tem dimensões extraordinárias, com rios e bacias que fazem parte da vida da nossa população”, destacou a deputada Maria do Carmo.

“Hoje é o dia para avaliarmos esse relatório, se nos atende em nossas expectativas e fazer o possível para termos nossos rios produtivos, com o meio ambiente respeitado”, avaliou a parlamentar.

A sessão também serviu para discutir sobre os dados do Comitê Gestor da Bacia do Marapanim e sobre a importância de fortalecer a gestão das águas e ampliar a criação de comitês em outros rios do nosso estado.

Para Luciene Leão, diretora de recursos hídricos da Semas, “a apresentação do relatório na Assembleia Legislativa reconhece o trabalho do setor e propicia a discussão sobre os desafios enfrentados”, garante. “O Pará integra as três divisões hidrográficas em âmbit nacional e isso é muito importante para que possamos garantir a segurança hídrica no Pará”, concluiu.

Relatório - Elaborado pela Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria Adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da Semas, o documento apresenta os dados referentes às diversas ações e programas desenvolvidos no ano de 2025 para a Gestão Recursos Hídricos do Estado do Pará.

No ano passado, a secretaria de estado de meio ambiente contabilizou 560 usuários de recursos hídricos cadastrados, com a geração de quase 140 milhões de reais no período.

Na segurança de barragens, a Semas apontou 529 barragens cadastradas em 2025, de acordo com a política nacional de segurança de barragens. A maioria são utilizadas pelo agronegócio no Pará.

No total, o estado registrou cerca de 20 mil pontos de recursos hídricos com utilização outorgada em vigor no ano de 2025. Um crescimento de 86%, comparado com 2024.