Você está em: Portal Alepa / Notícias / Poder Legislativo do Pará realiza, de forma excepcional, entrega da Medalha Paulo Frota de Direitos Humanos
Notícia
Poder Legislativo do Pará realiza, de forma excepcional, entrega da Medalha Paulo Frota de Direitos Humanos
Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social
Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social
Na manhã desta quarta-feira (10), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por meio da Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Carlos Bordalo (PT) realizou, na sala da presidência, a cerimônia de entrega da Medalha Paulo Frota de Direitos Humanos. A honraria foi instituída pelo Poder Legislativo com objetivo de homenagear as personalidades e organizações que se destacaram em defesa dos direitos humanos no Estado do Pará.

''Anualmente, homenageamos o trabalho, a história, o legado das personalidades e organizações que se dedicam em prol da dignidade humana em todo nosso Estado, combatendo as injustiças sociais, protegendo os mais fragilizados'', destacou o deputado Carlos Bordalo.
''A Medalha Paulo Frota, homenageia de forma excepcional na data de hoje, dois importantes grupos que atuam em defesa dos Direitos Humanos na região do sudeste paraense, e também, lembramos o louvável trabalho realizado pela nossa querida advogada Marta Barriga'', finalizou o parlamentar.
Na ocasião foram homenageados dois projetos. O primeiro foi 'O Despertar Cidadão: O Ministério Público nas Escolas' – e foi recebido pelas mãos da promotora de justiça Lilian Freire. A cartilha elaborada por promotores que atuam no polo sudeste I de Marabá visa aproximar a instituição da sociedade, contribuindo com a formação dos alunos apresentando-lhes os direitos fundamentais no ambiente escolar. No ato, 10 homenageados foram agraciados com as honrarias.
O segundo grupo homenageado, também do município de Marabá, foram os representantes do projeto 'Proteção Integral e Cidadania: Atenção e garantia de direitos as crianças e adolescentes em situação de rua, em conexão com as ruas e em situação de trabalho infantil'. 4 personalidades receberam as honrarias.
Por fim, a Alepa homenageou a advogada Marta Barriga (in memoriam) com a medalha Paulo Frota de Direitos Humanos, na ocasião, representada pelo seu esposo Idalio Finch. A advogada teve uma trajetória marcada pela defesa dos Direitos Humanos, das causas sociais e do direito à moradia digna.
A Sessão Solene de entrega das demais Medalhas Paulo Frota de Direitos Humanos será no dia 18, próxima quinta-feira, e cerca de 50 pessoas de diferentes instituições que contribuíram na luta por justiça social no estado serão homenageadas com a comenda.
