Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Poder Legislativo do Pará realiza, de forma excepcional, entrega da Medalha Paulo Frota de Direitos Humanos

Notícia

10/12/2025 | 13h55 - Atualizada em 11/12/2025 | 14h21

Poder Legislativo do Pará realiza, de forma excepcional, entrega da Medalha Paulo Frota de Direitos Humanos

Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social

Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social

  

Na manhã desta quarta-feira (10), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por meio da Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Carlos Bordalo (PT) realizou, na sala da presidência, a cerimônia de entrega da Medalha Paulo Frota de Direitos Humanos. A honraria foi instituída pelo Poder Legislativo com objetivo de homenagear as personalidades e organizações que se destacaram em defesa dos direitos humanos no Estado do Pará.


''Anualmente, homenageamos o trabalho, a história, o legado das personalidades e organizações que se dedicam em prol da dignidade humana em todo nosso Estado, combatendo as injustiças sociais, protegendo os mais fragilizados'', destacou o deputado Carlos Bordalo.

''A Medalha Paulo Frota, homenageia de forma excepcional na data de hoje, dois importantes grupos que atuam em defesa dos Direitos Humanos na região do sudeste paraense, e também, lembramos o louvável trabalho realizado pela nossa querida advogada Marta Barriga'', finalizou o parlamentar.

Na ocasião foram homenageados dois projetos. O primeiro foi 'O Despertar Cidadão: O Ministério Público nas Escolas' – e foi recebido pelas mãos da promotora de justiça Lilian Freire. A cartilha elaborada por promotores que atuam no polo sudeste I de Marabá visa aproximar a instituição da sociedade, contribuindo com a formação dos alunos apresentando-lhes os direitos fundamentais no ambiente escolar. No ato, 10 homenageados foram agraciados com as honrarias.

O segundo grupo homenageado, também do município de Marabá, foram os representantes do projeto 'Proteção Integral e Cidadania: Atenção e garantia de direitos as crianças e adolescentes em situação de rua, em conexão com as ruas e em situação de trabalho infantil'. 4 personalidades receberam as honrarias.

Por fim, a Alepa homenageou a advogada Marta Barriga (in memoriam) com a medalha Paulo Frota de Direitos Humanos, na ocasião, representada pelo seu esposo Idalio Finch. A advogada teve uma trajetória marcada pela defesa dos Direitos Humanos, das causas sociais e do direito à moradia digna.

A Sessão Solene de entrega das demais Medalhas Paulo Frota de Direitos Humanos será no dia 18, próxima quinta-feira, e cerca de 50 pessoas de diferentes instituições que contribuíram na luta por justiça social no estado serão homenageadas com a comenda.