Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa celebra o Dia do Cosplay e reconhece o movimento como fonte de renda e empreendedorismo

Notícia

01/12/2025 | 16h06 - Atualizada em 01/12/2025 | 16h06

Alepa celebra o Dia do Cosplay e reconhece o movimento como fonte de renda e empreendedorismo

Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) iniciou seus trabalhos de dezembro na manhã desta segunda-feira (01.12), com uma Sessão Solene que celebrou o Dia Estadual do Cosplay. A solenidade atende a uma solicitação do deputado Fábio Freitas (Republicanos).

Reconhecer o trabalho das pessoas por trás das fantasias de personagens dos quadrinhos e animes foi uma temática abordada pelo projeto de lei 171/2019, também do deputado Fábio Freitas. A proposta criou o Dia Estadual do Cosplay e já se tornou lei (9.576/2022). 

A abertura dos trabalhos contou com o autor da sessão, que destacou que "falar de cosplay representa dizer que essa arte ajuda na geração de emprego e renda. O Dia Estadual do Cosplay é para garantir que, além da iniciativa própria, os trabalhadores tenham mais recursos para proporcionar ações sociais. Por meio do cosplay, pessoas levam um pouco da cultura pop para a comunidade em geral".

O deputado finalizou afirmando que "celebrar o cosplay, todo dia 18 de novembro, significa festejar a criatividade, identidade, liberdade e expressão. A data reconhece um movimento que ultrapassa gerações, que transforma a imaginação em arte e que reúne pessoas de todas as idades. O cosplay é dar vida a personagens, contar histórias por meio da criatividade". 

Para os trabalhadores, o Dia Estadual do Cosplay garante mais espaço e reconhecimento à iniciativa própria. Gustavo Sales, CEO e produtor do coletivo Baleiros Badalados, disse que desde criança sonhava em fazer esse tipo de trabalho. "Quando menino já pensava nessa arte e não somos nós quem escolhemos a arte, é ela quem escolhe a gente. Meu trabalho envolve o teatro, a dança, o corte e costura, e é um serviço muito valoroso. Sou grato ao deputado Fábio Freitas pela sessão. É uma satisfação enorme fazer parte do mundo cosplay", comenta. 

Patrícia Potiguar, coordenadora da Mulher da Fundação ParáPaz, ressaltou a importância do acolhimento e do empoderamento das mulheres no cosplay, especialmente em eventos culturais. "Acreditem no trabalho de vocês, na arte, no cosplay. Essa arte ajuda na prevenção da violência contra a mulher, além de colaborar com a cultura e na movimentação da economia local", disse.

Aproximadamente 100 pessoas foram homenageadas com o Diploma Especial em reconhecimento à arte do cosplay. É a primeira vez que a Alepa celebra o Dia do Cosplay. 

O que é Cosplay

O Cosplay é a arte de se transformar em um personagem utilizando maquiagem, interpretação, vestuário e demais técnicas. Ele começou com a criação própria de personagens de ficção e hoje atende a todos os ramos. São pessoas que se vestem dos seus personagens prediletos. 

A atividade tem origem nos Estados Unidos, em 1970, quando uma determinada convenção promoveu a entrada gratuita de pessoas fantasiadas de super-heróis. Normalmente os cosplayers se fantasiam a partir de personagens japoneses contidos em animes, mangás e videogames, produzindo sua própria fantasia, mas hoje as fantasias se expandiram para outros personagens. Essa atividade permite que adultos, adolescentes e crianças participem juntas deste processo, criando vínculos entre diferentes idades. No Brasil, o cosplay começou a ser usado na década de 80 de forma pequena, mas na década de 90 tornou-se uma mania popular.