Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa sedia encontro internacional da União Interparlamentar
Notícia
Alepa sedia encontro internacional da União Interparlamentar
Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social
O evento reuniu membros de parlamentos de todo o mundo, e configura-se como o principal espaço de articulação parlamentar durante a COP30. A cerimônia de abertura contou com a presença do deputado federal Cláudio Cajado, representante da Câmara Federal e membro da UIP; Ana Tini, diretora executiva da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas; e Gianluca Crispi, assessor jurídico da convenção - quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima.
A União Interparlamentar (UIP), conhecida internacionalmente como Inter-Parliamentary Union (IPU), é a organização mundial dos parlamentos nacionais, criada em 1889 e sediada em Genebra, Suíça. Reúne atualmente mais de 180 parlamentos membros e constitui o principal foro global de diplomacia parlamentar. A UIP atua em estreita cooperação com as Nações Unidas (ONU), e possui status de observadora permanente na Assembleia Geral da ONU desde 2002. Sua missão é promover a democracia representativa, o diálogo entre os parlamentos e a cooperação internacional, além de defender os Direitos Humanos dos parlamentares e fortalecer a dimensão legislativa da governança global.

Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal, destaca que “quem internaliza e aprova ações sobre justiça climática e outros assuntos é o Poder Legislativo. Por isso deve haver um alinhamento entre o que está se discutindo na COP30, Blue Zone e o que é debatido na Alepa, com parlamentares de todos os continentes presentes para que haja uma consciência ambiental de sustentabilidade presente no Poder Executivo dos países e em todos os parlamentos do mundo”.
Para o presidente da Alepa, deputado Chicão, “ter essa discussão climática dentro da Assembleia Legislativa, significa buscar definições para propostas que ajudem na implementação dos compromissos climáticos e fortalecer a dimensão parlamentar do Acordo de Paris”.

Pela manhã, dois temas foram discutidos: “Fortalecimento das Lideranças Parlamentares para a Realização das Contribuições Nacionalmente Determinadas”, com Lukas Hammer, membro do parlamento da Áustria; Nigar Arpadarai, membro do parlamento do Azerbaijão; Marianna Bolshakova, consultora jurídica no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente; e Moses kajwang, membro do parlamento do Quênia.
No segundo tema, foi abordado o “Aprimorando a Resiliência: como os parlamentos podem cumprir a proposta de adaptação”, com Alexandre Mackey, gerente de projeto da Zoi Environment Network; Ilze Brands Kehris, secretária-geral adjunta de Direitos Humanos das Nações Unidas; Claudia Roth, membro do parlamento da Alemanha; e Inia Seruiratu, membro do parlamento de Fiji.
A Reunião Parlamentar busca reforçar a liderança legislativa global na implementação dos compromissos climáticos e consolidar a dimensão parlamentar do Acordo de Paris. O encontro confirma o interesse da comunidade legislativa internacional no tema climático. Estiveram presentes, os deputados estaduais Lu Ogawa, presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fortalecimento das Ações da COP 30 do Pará (FPAF/COP30); Maria do Carmo, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável da Alepa; Ana Cunha; e a deputada federal, Elcione Barbalho.

