Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa faz debate sobre Responsabilidade Social na Green Zone

Notícia

13/11/2025 | 13h16 - Atualizada em 13/11/2025 | 13h15

Alepa faz debate sobre Responsabilidade Social na Green Zone

Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social

Na manhã desta quinta-feira (13.11), o estande da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na Green Zone, iniciou suas atividades com o painel "Iniciativas do Senado para Promoção da Sustentabilidade”, com Danielle Abud, do Núcleo de Responsabilidade Social do Senado Federal. O assunto em destaque possibilita a prática de iniciativas de legitimidade ao processo da sustentabilidade.


O Senado Federal implementa a Responsabilidade Social nos termos de sua Carta de Compromissos, que traduz o engajamento da instituição com as presentes e futuras gerações, mediante a execução de políticas que atentam para a promoção da sustentabilidade, da acessibilidade e da equidade de gênero e raça, em convergência com os interesses coletivos. Na esfera da Responsabilidade Social e alinhado com os princípios da gestão pública eficiente, ética e transparente, o Núcleo de Coordenação de Ações de Responsabilidade Social (NCAS) monitora e integra as políticas internas de acessibilidade e de sustentabilidade.

O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PGLS) do Senado foi abordado pela mediadora, e colabora com estratégicas que possibilitam estabelecer ações de sustentabilidade e de maior racionalização no uso dos recursos públicos. Esses instrumentos estão alinhados à Política de Responsabilidade Socioambiental da Casa e à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Já a Rede Legislativo Sustentável é uma cooperação entre instituições com o objetivo de promover o intercâmbio de práticas e o desenvolvimento de ações voltadas para uma gestão pública sustentável.


Integram essa parceria o Senado Federal, o Tribunal de Contas da União, a Câmara dos Deputados e demais Assembleias e Câmaras legislativas partícipes dessa iniciativa. O momento teve a participação da sociedade civil organizada, e dos deputados coronel Neil Duarte (PL), e Elias Santiago (PT).