Você está em: Portal Alepa / Notícias / Mulheres e Justiça Climática em debate na Green Zone
Notícia
Mulheres e Justiça Climática em debate na Green Zone
Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

O terceiro dia de debates no estande da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na Green Zone, contou com o painel “A luta das mulheres por justiça climática”, coordenado pela deputada Maria do Carmo (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Pará, e debatido por Raquel Tupinambá, agricultora e militante pelos direitos indígenas; Vanusa Conceição, socióloga e mestranda em antropologia, quilombola da comunidade do Abacatal; e Milene Lauande, coordenadora de Gênero e Diversidade da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Diverse/UFPA, e mestra em planejamento sustentável do Trópico Úmido.

O segundo painel da manhã, “Ações Parlamentares da Amazônia no Enfrentamento à Crise Climática: Adaptação e Mitigação”, direcionado também pela deputada Maria do Carmo, teve a participação do deputado Marcos José de Abreu, mais conhecido como Marquito, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc); e Rebecca Hesketh, secretária legislativa da Alepa.

Debater a urgência dos respectivos temas é justo e fortalece o compromisso coletivo em defesa dos povos, da floresta e dos rios da Amazônia. A ideia da Casa de Leis é construir pontes entre o Legislativo e a sociedade civil para articular ações conjuntas que fortaleçam a justiça climática. Debater os caminhos para uma transição energética justa e soberana é garantir o protagonismo dos povos e de seus territórios na formulação de políticas públicas e marcos legais.
Estiveram presentes nos painéis da manhã os parlamentares: Andréia Xarão (MDB), Dirceu Tem Caten (PT), Fábio Figueiras (PSB), prefeitos, sociedade civil organizada e outros representantes da coletividade.

