Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Debates na Green Zone focam em direitos humanos e clima

Notícia

11/11/2025 | 13h52 - Atualizada em 11/11/2025 | 13h52

Debates na Green Zone focam em direitos humanos e clima

Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

A 30ª Conferência das Partes (COP30), realizada em Belém de 11 a 21 de novembro, conta com a Zona Verde (Green Zone), e é nesse espaço que o estande da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) se encontra. A Green Zone, área destinada a toda sociedade civil, empresas, ONGs e Universidades, deve apresentar soluções para a sustentabilidade. O local é administrado pelo Governo Federal e é também um espaço de convivência e recreação. A Zona Verde propõe projetos de tecnologia e inovação em soluções para a crise climática mundial. 

O estande do Poder Legislativo participa ativamente no espaço e nesta manhã, terça-feira (11.), Direitos Humanos entrou em discussão. O primeiro painel foi apresentado pelo deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, Defesa das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e das Minorias (CDH) da Alepa, e Lilia Braga, promotora de justiça do Ministério Público do Pará (MPPA). O painel contou também com a participação de especialistas em Direitos Humanos de fora do Brasil: Esterline Género, embaixador da República Democrática de São Tomé e Príncipe em Portugal e Brasil. 

O segundo painel destacou a Soberania Alimentar, com Miguel de Barros, sociólogo guinense; Rosália Pedro, do Ministério da Agricultura, Ambientes e Pescas de Moçambique; Paullo Speller, professor emérito da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e reitor da Universidade Afro-Americana da África Central. 

Educação Ambiental foi o terceiro painel, com Marcos Sorrentino, diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, e Luísa Henriques, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Por último, foi a vez do lançamento da obra “Vamos virar o jogo: Tecendo na Amazônia a Educação Ambiental pelo Clima e pela Vida”, por Scoth Cambolo, diretor e pesquisador da Universidade de Luanda. A deputada Maria do Carmo (PT) participou do momento, assim como o deputado Adriano Coelho (PDT).