Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / FRTPA / Outubro Rosa inspira projeto na Alepa de ajuda silenciosa a mulheres vítimas de violência

Notícia FRTPA

29/10/2025 | 15h32 - Atualizada em 29/10/2025 | 15h40

Outubro Rosa inspira projeto na Alepa de ajuda silenciosa a mulheres vítimas de violência

Reportagem: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação

Edição: Haynna Hálex- FRTPA - Comunicação

Além de falar sobre a importância da prevenção, Maria do Carmo apresentou o Projeto de Lei nº 693/2025, de sua autoria, que institui no Pará o uso do gesto internacional “Signal for Help” (Sinal por Ajuda) — uma forma silenciosa de pedir socorro em casos de violência doméstica e familiar.A Rádio Alepa FM 101.5 encerra a campanha Outubro Rosa na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) com uma entrevista especial com a deputada estadual Maria do Carmo (PT) que falou sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama. Durante a conversa, a parlamentar destacou a importância da campanha como uma forma de alertar a sociedade para o diagnóstico precoce e o cuidado integral com a saúde da mulher, reforçando que “prevenir é um gesto de amor e autocuidado que salva vidas”.

Além de falar sobre a importância da prevenção, Maria do Carmo apresentou o Projeto de Lei nº 693/2025, de sua autoria, que institui no Pará o uso do gesto internacional “Signal for Help” (Sinal por Ajuda) — uma forma silenciosa de pedir socorro em casos de violência doméstica e familiar.
Se você ver uma mulher fazendo um desses gestos ajude ou peça ajuda. Você pode salvar uma vida!
O gesto, já reconhecido em diversos países, consiste em levantar a mão com a palma voltada para fora, dobrar o polegar sobre a palma e fechar os demais dedos sobre ele, simulando um “aprisionamento”. A proposta busca incorporar o sinal às políticas estaduais de enfrentamento à violência contra a mulher, alinhando-se à Lei Maria da Penha e ao Programa Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar.

Durante a entrevista, a deputada explicou que o objetivo é oferecer às mulheres uma ferramenta discreta e segura para pedir ajuda, especialmente em situações em que não é possível se expressar verbalmente.

“Queremos que cada mulher paraense saiba que não está sozinha. O Sinal por Ajuda é um gesto de esperança, uma forma silenciosa de comunicação que pode salvar vidas”, destacou Maria do Carmo.

Com essa ação, Maria do Carmo reafirma seu compromisso com as causas femininas, unindo saúde, prevenção e proteção às mulheres paraenses.

A parlamentar também reforçou o papel do poder público e da sociedade civil na divulgação e educação sobre o uso do sinal, lembrando que a empatia e a atenção às vítimas são fundamentais para combater a violência doméstica.

Com essa ação, Maria do Carmo reafirma seu compromisso com as causas femininas, unindo saúde, prevenção e proteção às mulheres paraenses.
A deputada agradeceu ainda ao presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), pelo apoio constante às pautas voltadas às mulheres, que têm ganhado destaque durante sua gestão.

O Projeto de Lei nº 693/2025 segue em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, já tendo recebido parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF).

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.