Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa homenageia os 50 anos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Pará

Notícia

18/09/2025 | 17h37 - Atualizada em 18/09/2025 | 17h38

Alepa homenageia os 50 anos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Pará

Reportagem: Shirley Castilho- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou nesta quinta-feira (18), no auditório João Batista, uma sessão especial em homenagem ao Jubileu de Ouro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) no Pará. O evento reuniu fiéis, lideranças religiosas e autoridades políticas, destacando os 50 anos de atuação da instituição no estado e sua contribuição para a sociedade paraense. 

A sessão foi presidida pelo deputado Ângelo Ferrari (MDB). O propositor da homenagem, deputado Nilton Neves (PSD), não pôde comparecer. Ele foi representado pelo seu chefe de gabinete, José Paulo Nascimento Cruz, que leu a mensagem enviada pelo parlamentar, ressaltando a importância da data e do reconhecimento público ao trabalho da Igreja no Pará.

O deputado Ângelo Ferrari abriu a sessão destacando que a igreja tem sido um farol de fé, atuando em todo o Estado com relevantes serviços à comunidade e ações humanitárias. “O Pará se orgulha da igreja e reconhece que seu trabalho vai além de pregar o evangelho, tendo um poder de transformação humana”, disse. 

O gerente de Bem-Estar e Autossuficiência da igreja, Lauro Hideyuki Santos Yoshino, fez um balanço de todo o trabalho desenvolvido pela congregação no Brasil e no Pará nos últimos 50 anos, destacando que a igreja atua no combate ao câncer infantil, inclusive com a distribuição de equipamentos de oncologia para suporte às clínicas, a oferta de curso preparatório para concurso público e a manutenção de 135 projetos em várias frentes que atendem os membros da igreja e a comunidade, sendo um agente de apoio a projetos que visam melhorar a vida de indígenas e ribeirinhos no Pará.

A igreja tem cerca de 30 mil membros no Pará. A trajetória dessa evolução foi contada através de um vídeo institucional, transmitido aos presentes durante a sessão, que destacou que o Jubileu de Ouro da Igreja no Pará marca não apenas meio século de evangelização, mas também de presença ativa em ações que fortalecem a cidadania e a vida comunitária.

Para a Alepa, a celebração é um marco de reconhecimento e valorização da fé como elemento de construção social. 

O coral regional da igreja brindou o público com apresentações durante a sessão, que emocionou a plateia ao interpretar hinos e músicas tradicionais, simbolizando a união e a fé que marcaram essas cinco décadas de presença no estado. 

A Alepa homenageou, ao final da sessão, instituições que têm conexão com a igreja e serviços relevantes, como o Hemopa, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) e Unama.

O deputado Ângelo Ferrari reforçou o compromisso da Alepa com o reconhecimento da diversidade religiosa no Pará e o papel das igrejas no fortalecimento de valores sociais e comunitários. “Esta homenagem é um gesto de respeito à fé, à história e ao legado da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que há 50 anos contribui para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, disse. A sessão foi encerrada com o hino do Pará e abraços fraternos.

Trajetória no Pará e missão global

Fundada no século XIX nos Estados Unidos, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias chegou ao Brasil em meados do século XX e rapidamente expandiu sua atuação missionária. No Pará, a congregação está presente desde a década de 1970, crescendo ao longo dos anos com capelas, centros comunitários e projetos voltados para a educação, a solidariedade e o fortalecimento da família. 

A missão da Igreja é centrada em princípios como fé em Jesus Cristo, serviço humanitário, valorização da família, da educação e da solidariedade ao próximo. Esses valores têm sido difundidos no Pará, no Brasil e em todo o mundo, por meio de ações missionárias, programas sociais e obras culturais.

Serviços prestados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)

  1. Apoio social e humanitário: Programas de doação de alimentos e roupas; projetos de assistência em situações de desastres naturais; iniciativas de saúde, como campanhas de vacinação, doação de sangue e apoio a hospitais.

  2. Educação e capacitação: Seminários e institutos de religião voltados para jovens e adultos; programas de bolsas de estudo e incentivo à educação formal; cursos de capacitação profissional e de idiomas.

  3. Valorização da família e comunidade: Orientação e atividades para famílias e casais; apoio a jovens com programas sociais, culturais e esportivos; eventos comunitários gratuitos, como concertos, exposições e palestras.

  4. Espiritualidade e fortalecimento da fé: Reuniões dominicais de adoração; estudo das escrituras e programas missionários; apoio espiritual e aconselhamento.

  5. Trabalho missionário: Envio de jovens e adultos para missões em diversas partes do mundo; serviço voluntário para levar ensinamentos e ajudar comunidades locais.