Você está em: Portal Alepa / Notícias / Na Alepa, alunos e professores celebram os 184 anos de ensino do Colégio Paes de Carvalho
Notícia
Na Alepa, alunos e professores celebram os 184 anos de ensino do Colégio Paes de Carvalho
Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social
Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social
No auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a equipe educacional e cerca de 200 alunos presentes puderam prestigiar a Sessão Solene que celebrou os 184 anos de uma das instituições educacionais mais antigas do país e que segue em plena atividade – O tradicional Colégio Estadual Paes de Carvalho (CEPC).

Presidida pelo deputado Ronie Silva (MDB), compuseram a mesa da Sessão os seguintes convidados: Alinne Castro, diretora da instituição; Eduarda Mendes, aluna e presidente do Grêmio Centro Cívico Honorato Filgueiras; Manoel Freitas, o segundo professor mais antigo da escola; José Pereira, o professor mais antigo da instituição; Dyrce Maria Wagner, ex-aluna e ex-professora da escola; Orlando Ruffeil, ex-aluno e ex-professor; Camilo Pinto, ex-aluno e atual membro do Conselho Escolar; e Walbert Monteiro, escritor e ex-aluno da instituição.
''É com imensa alegria que recebemos aqui na Alepa cada aluno, cada professor que ajudou a construir a história dessa instituição que é um verdadeiro patrimônio educacional, cultural e histórico do nosso Estado e que segue vivo, em funcionamento, formando centenas de milhares de paraenses para o mundo. Viva os 184 anos de tradição e de comprometimento com a educação do povo paraense. Viva o nosso Colégio Paes de Carvalho'', expressou o proponente da Sessão, deputado Ronie.
A diretora Alinne Castro, agradeceu, em nome de toda a equipe da instituição, a homenagem prestada ao CEPS na sede do Poder Legislativo do Estado. Para ela, a cerimônia significa um gesto nobre de reconhecimento pelos muitos anos de serviços educacionais prestados aos alunos paraenses.
''Há exatos três anos, eu assumi a honrosa missão de ser a diretora do Paes de Carvalho e é pela primeira vez que eu vejo a sociedade civil plenamente representada pelos seus cidadãos, organizados por amor a uma instituição de ensino. Cerca de cem jovens senhores(as) ex-alunos, até hoje, atuam de forma solidária e com muito amor no dia-a-dia da escola. Com esse testemunho vivo, pude aprender o que é amar uma instituição. Agradeço ao deputado Ronie e aos demais parlamentares que abraçaram a ideia da realização dessa belíssima homenagem ao Paes de Carvalho'', expressou a diretora.
''O que temos visto hoje, nesse auditório lotado é o encontro de gerações que celebra a história construída no passado e que segue viva atuando e formando centenas de milhares de futuros talentos prontos para o mercado de trabalho e para a vida lá fora. Agradeço ao deputado Ronie e aos demais deputados da Alepa por essa importante homenagem a instituição de ensino praticamente bicentenária que forma cidadãos e que faz parte das nossas vidas'', disse o professor Manoel Ramos.
Ao final da Sessão Solene, os convidados presentes receberam das mãos do deputado Ronie, em nome do Poder Legislativo do Pará, os certificados em homenagem aos 184 anos da instituição de ensino, como gesto de reconhecimento pelos anos de dedicação e de serviços prestados em prol da educação no Estado do Pará.
Sobre Colégio Estadual Paes de Carvalho
O Colégio Paes de Carvalho fundado no dia 28 de julho de 1841, é a instituição pública mais antiga de Belém e uma das mais tradicionais do Brasil. Ao longo de seus 184 anos de plena operação, consolidou-se como referência nacional em excelência, tornando-se símbolo da história educacional do Estado.
Ao longo dos quase dois séculos de atividade, o CEPC é parte viva da memória coletiva dos paraenses, tendo formado gerações de cidadãos, professores, intelectuais e de lideranças que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento cultural, político e social do Pará.
Outro detalhe curioso da escola é o tradicional uniforme usado pelos alunos da instituição onde as meninas usam saias plissadas e meião branco, e os meninos, calças e blusa de tergal, ambos na cor azul marinho e branco.
