Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa celebra Dia Internacional da Juventude com debate sobre justiça climática
Notícia
Alepa celebra Dia Internacional da Juventude com debate sobre justiça climática
Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social
Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

A Sessão Especial desta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), reuniu movimentos estudantis e sociais de diversas regiões do Estado, no auditório João Batista, para celebrar o Dia Internacional da Juventude. Neste ano, o encontro teve como tema: Juventude e Justiça Climática – Vozes da Amazônia por direitos e bem-viver.

A sessão, presidida pelo deputado Carlos Bordalo (PT), teve como componentes da mesa: o deputado Dirceu Ten Caten (PT); Milena Farias, da juventude do PT; Cristiano Martins, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf); Bruna Paola, coordenadora-geral da Secretaria Nacional de Juventude; professora Jacqueline Cunha da Serra Freire, da Universidade Federal do Pará; Nilson Corrêa da Silva, representando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Pará (Fetagri/PA); Junior Martins, da Seirdh; Erica Santos, das Juventudes Negras e Quilombolas – Cedenpa e Malungu; Renzo de Andrade, do Fórum Paraense de Juventude; e Karla Braga, do Cojovem.

O deputado Bordalo destacou o enorme significado de celebrar o Dia Internacional da Juventude na sede do Poder Legislativo do Estado. “A sessão de hoje representa muito mais que uma formalidade institucional. O encontro dessas lideranças juvenis é um ato político, simbólico e necessário. Num país que tanto marginaliza a sua juventude, abrir um espaço dentro do parlamento para ouvir, reconhecer e valorizar as suas lutas é um gesto de resistência”, pontuou. O parlamentar propôs que a juventude de todo o Pará se una, no próximo mês de novembro — quando se celebra o Dia Estadual da Juventude —, para que lideranças políticas e movimentos estudantis apresentem ao Poder Executivo um pedido de criação da Secretaria Estadual da Juventude. “Um dos sonhos da nossa juventude é termos uma Secretaria Estadual da Juventude. Dessa forma, desafiei os jovens paraenses a recolher, em tempo recorde, um número considerável de assinaturas, para que, em novembro, apresentemos ao governador Helder Barbalho esse pedido de criação dessa nova pasta, voltada à inclusão e ao reconhecimento dos direitos dos jovens paraenses”, finalizou. 
Karla Braga, representando a Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (Cojovem), defendeu a implementação de políticas públicas que assegurem os direitos da juventude em todos os âmbitos da sociedade. “Precisamos entender que o futuro começa hoje. Se não nos unirmos em prol de políticas públicas e orçamentos voltados para a juventude, qual será o futuro da Amazônia e do nosso Brasil? Precisamos investir no fortalecimento de direitos para toda uma geração que está iniciando uma nova fase da vida, com mais acesso à educação, à cidadania e à dignidade. Manifestamos nosso apoio para que o Estado do Pará tenha, em tempo hábil, a sua Secretaria Estadual de Juventude”, ressaltou. 
Milena Farias, representando a juventude do Partido dos Trabalhadores, parabenizou a Alepa pelo espaço que reuniu lideranças políticas de diferentes partidos para exaltar o Dia Internacional da Juventude. “Ao longo da sessão, acompanhamos diversas lideranças políticas no evento, exaltando a juventude do nosso país. É muito importante estarmos aqui, no parlamento, debatendo e abrindo novos espaços para que os jovens apresentem as suas ideias e possamos discutir um futuro melhor para toda a sociedade”, afirmou. 
O encontro de hoje teve como objetivo fortalecer o papel estratégico das juventudes enquanto agentes de transformação social, política e ambiental, reconhecendo a sua centralidade na construção de um futuro sustentável com justiça climática e social. Vale lembrar que a ação se alinha às diretrizes do Dia Internacional da Juventude, instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que busca promover a conscientização sobre a importância do protagonismo juvenil na definição dos rumos do planeta nos próximos anos.
