Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa celebra 114 anos da Igreja Assembleia de Deus
Notícia
Alepa celebra 114 anos da Igreja Assembleia de Deus
Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social
Para celebrar os 114 da Assembleia de Deus – Igreja Mãe, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou, na manhã desta segunda-feira (16), um Sessão Solene em comemoração a sua fundação. A solenidade atende ao Projeto de Decreto Legislativo nº 12/2014, do deputado federal Raimundo Santos, que estabeleceu o ato com a outorga da Medalha do Mérito Evangélico "Daniel Berg e Gunnar Vingren". Os missionários suecos foram os responsáveis por fundar a Assembleia de Deus em Belém do Pará, no dia 18 de junho de 1911.
Durante a solenidade, foi apresentado o vídeo denominado Impacto Humanitário que acontece no Marajó. O projeto é feito através de parcerias sólidas e comprometidas que trabalham por um futuro melhor para as comunidades da localidade. Esta ação humanitária reflete a missão de levar fé, esperança e transformação para todos.
“Para nossa alegria, a Igreja Assembleia de Deus cumpre seu dever como denominação religiosa e social incalculável. Além de pregar o evangelho, a igreja tem um serviço social, um resgate de vidas”, declara o deputado federal Raimundo Santos. “Estamos felizes em ver que, mais uma vez, o nome de Jesus foi enaltecido com os cânticos, com as mulheres que animaram essa linda festa, assim como a orquestra e o coral. Obrigada, deputado Chicão. Minha gratidão a todos que ajudaram na realização desta sessão”, finaliza.
Raimundo Santos Júnior, presidente da Central de Abastecimento do Pará (Ceasa), disse que é sempre bom celebrar a Fundação das Assembleias de Deus. “É especial para nós festejarmos esse momento. Celebrar a história da Assembleia de Deus e reconhecer o impacto que a instituição tem na vida de tantas pessoas. Faço parte de uma igreja que constrói casas para os que precisam, dar pão aos que necessitam, mas acima de tudo, levamos a palavra de Deus”, disse. Ele relembrou também os projetos que se referem a valorização da denominação no Pará. “São diversos projetos que ajudam a manter a presença da rica história e legado da Assembleia de Deus. A encenação da chegada dos missionários é um momento marcante, e é maravilhoso saber que essas tradições continuam vivas, mesmo com as mudanças. A Assembleia de Deus desempenha um papel crucial, não só em levar a palavra de Deus, mas também em ajudar os necessitados e transformar vidas”, afirma.
O pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus em Belém, e também da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Brasil, falou que a história da Igreja merece ser celebrada e escrita todos os dias. “Todos os dias devemos celebrar a história da Igreja Assembleia de Deus. Em Belém, nasceu um movimento de benção e de salvação para toda a cidade e Estado e foi passado para outros lugares. Nós nos juntamos aos anjos que anunciaram o nascimento de Jesus. Devemos ensinar todos os dias a Boa Nova. Meu muito obrigado ao presidente da Alepa, deputado Chicão, pela realização de mais uma sessão em celebração a mais um ano da Igreja Assembleia de Deus”, comenta.
Integrante da Igreja Assembleia de Deus, Maria Inês Melo, esposa do presidente Chicão, participou da homenagem e lembrou orgulhosa que faz parte da igreja há 28 anos. “Muito feliz em ser integrante dessa Igreja. São anos de acolhida, de paz em meu interior. Buscar a Deus é realmente o melhor que devemos fazer. O tema ‘Abençoando as pessoas e cuidando do Meio Ambiente’, vai de encontro com o cuidar do que é nosso e, principalmente abençoar as pessoas, os nossos irmãos”, relata.
Ao final da sessão 16 pessoas foram homenageadas com a outorga da Medalha do Mérito Evangélico "Daniel Berg e Gunnar Vingren". Os deputados Coronel Neil (PL), Fábio Figueiras (PSB) e Rógerio Barra (PL) estiveram presentes na solenidade.
A Igreja
Em 18 de junho de 1911, em Belém, os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg fundaram a Assembleia de Deus. Para relembrar a data histórica, a igreja realiza uma programação que envolve ações humanitárias em Melgaço e em Portel, no Marajó, com a entrega de 2.500 cestas de alimentos e brinquedos para famílias carentes, incluindo também mobília para residência, cursos de qualificação e a instalação de uma base humanitária permanente para prestar serviços de capacitação e atendimento médico e jurídico à população.
A Assembleia de Deus já alcançou mais de sete milhões de membros em 180 países e territórios. A Igreja fundada em Belém se expandiu pelos estados brasileiros e no exterior, sendo a maior Igreja Pentecostal no mundo. Em 114 anos de história, a Assembleia de Deus já alcançou mais de sete milhões de membros em 180 países e territórios.
Atuação
A denominação religiosa desenvolve um trabalho evangelístico e social de grande referência no Pará, em todo o país e até no exterior, com forte atuação na América do Sul, Ásia e África. Além de missões internacionais, a Igreja presta relevantes serviços às comunidades carentes da Região Metropolitana e ribeirinhas. Com a "Missão de Construção e Reformas de Casas", amparam pessoas que vivem em vulnerabilidade social, em condições de moradias precárias, seja construindo ou reformando casas, beneficiando várias famílias. Outra frente de trabalho social é a assistência aos imigrantes venezuelanos, com atendimento a dezenas de famílias em uma casa de passagem.
