Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa realiza Sessão Especial sobre a criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará

Notícia

30/05/2025 | 18h43 - Atualizada em 30/05/2025 | 19h05

Alepa realiza Sessão Especial sobre a criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará

Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social

 

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou, na manhã desta quinta-feira (30), uma Sessão Especial em apoio à criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará (UESSPA). A solenidade é de iniciativa do deputado Aveilton Souza (PSD) e contou com a participação de autoridades políticas, especialistas, representantes da sociedade civil e caravanas de estudantes da região.

O debate tem o objetivo de ampliar a interiorização do ensino superior, além de transformar em realidade o sonho de muitos moradores de Marabá e região. De acordo com o deputado Aveilton Souza (PSD), o encontro fortalece o movimento de criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Estado do Pará. “É um momento importante para todo do estado, mas principalmente para o sudeste que busca uma universidade própria, com sede e reitoria próprias. Com a UESSPA, vamos avançar cada vez mais no ensino superior público de qualidade, inclusive para as regiões mais distantes da capital, como é o sul e sudeste do estado do Pará”, garante. Ele completa afirmando que “as lideranças das regiões do Sul e Sudeste, a população de modo geral buscam a conclusão do processo e a assinatura da ordem do serviço. Em breve, a UESSPA será concretizada, ela é uma pauta conjunta da sociedade”. Recentemente, o deputado Aveilton Souza, apresentou, na Alepa, Moção solicitando apoio e pedido de providênciadas ao Governador do Estado, à criação da UESSPA, com sede em Marabá.  

 

A solenidade contou com a participação do deputado Dirceu Ten Caten (PT), dos gestores da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Chagas e Ilma Pastana, reitor e vice-reitora respectivamente; de vereadores de Marabá e de municípios vizinhos da cidade, além de 48 alunos da Uepa de Marabá.

 

Para o deputado Dirceu Ten Caten, colaborar com essa pauta representa tratar algo que é em favor da sociedade, principalmente dos estudantes. “Tive a felicidade de ser autor do Projeto de Indicação sobre a criação da UESSPA, o que dá uma força política para que tudo isso seja concretizado. Durante muitos anos ficamos só com a Universidade Federal do Pará (UFPA), e com muita luta, tivemos a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em 2009, e em 2013 veio a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para dinamizar a região. Não será diferente com a UESSPA”, comenta o deputado.

 

“A criação da UESSPA tem um papel extremamente importante no sentido de fortalecer as relações do ensino e da pesquisa, mas também do fortalecimento econômico. A ideia sobre a criação da UESSPA é estudada e estamos na fase de finalização de um relatório para uma consulta e, a partir daí, preparar e entregar o documento sobre a UESSPA”, disse o reitor da UEPA, Clay Chagas.

 

O aluno Felipe Castro, 22 anos, está no 7º período e integra o Movimento Pró-UESSPA e representou os discentes. “O movimento tem crescido cada vez mais e digo a vocês que sou acadêmico com muita felicidade, esforço e luta.  Represento aqui todos os jovens que têm um sonho, o interesse em fazer um curso público de ensino superior de qualidade. Essa luta é por uma valorização histórica e contamos com o apoio desta Casa de Leis e do governo do Estado”, comenta.

Ainda, de acordo com o aluno, “a criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará é uma resposta concreta a todas as desigualdades históricas e sociais que a região do sul e sudeste já passou. A criação da UESSPA vai muito além de um projeto político, ela é um reparo histórico para as pessoas que moram ali”, defende.

 

O Movimento Pró-UESSPA

 

O Movimento Pró-UESSPA é formado por um coletivo de pessoas ligadas aos movimentos sociais, associações, sindicatos, empresas e instituições públicas e privadas. O movimento reafirma que o diálogo é fundamental para a criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará – UESSPA, com sede em Marabá, atendendo ao legítimo anseio das pessoas que vivem na região.    Segundo o Movimento-Pró UESSPA, o Governador do Pará, Helder Barbalho, reconhece a necessidade de fortalecer a educação superior pública no Pará e atendendo a demanda regional do sul e sudeste do estado, solicitou a elaboração de um projeto para a criação da UESSPA, a partir do desmembramento dos quatro Campi existentes da UEPA na região: Marabá, Conceição do Araguaia, Redenção e Parauapebas.

 

A escolha de Marabá como sede da UESSPA se justifica por sua posição estratégica como polo administrativo e econômico do sul e sudeste do Pará. A cidade abriga sedes de diversos órgãos federais e estaduais, além de ser referência de negócios, turismo, eventos e feiras, contando com um Centro de Convenções com capacidade para 15 mil pessoas.