Você está em: Portal Alepa / FRTPA / Sessão Especial na Alepa fortalece criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará
Notícia FRTPA
29/05/2025 | 12h24 - Atualizada em 29/05/2025 | 12h21
Sessão Especial na Alepa fortalece criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará
Reportagem: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação
Edição: Haynna Hálex FRTPA - Comunicação
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realiza, nesta quinta-feira (30), às 9h, uma Sessão Especial em apoio à criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará (UESSPA). A iniciativa, proposta pelo deputado Aveilton Souza (PSD), será realizada no Auditório João Batista e contará com a presença de autoridades políticas, especialistas, representantes da sociedade civil e caravanas de estudantes da região.
Para ampliar o debate sobre a importância da interiorização do ensino superior, o parlamentar participou do programa Rádio Alepa Entrevista, transmitido na 101.5 FM, ao lado da presidente da Fundação de Rádio e TV da Alepa, Haynna Hálex, e do apresentador Raphael Guimarães. Na entrevista, Aveilton destacou que a criação da UESSPA é essencial para ampliar o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade nas regiões do sul e sudeste do estado.
“O nascimento da UESSPA representa um avanço importante para o desenvolvimento regional. A sessão especial será um espaço de escuta e mobilização, reunindo lideranças políticas, educacionais e comunitárias que lutam por mais oportunidades para a juventude paraense”, afirmou o parlamentar.
A proposta da universidade surgiu a partir do Projeto de Indicação nº 91/2021, de autoria do deputado Dirceu Ten Caten (PT), aprovado pela Alepa em 2023. A UESSPA terá sede em Marabá e atuará nos mesmos municípios atendidos atualmente pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), contribuindo com ensino, pesquisa e extensão universitária.
Segundo Aveilton, a escolha de Marabá como sede da instituição foi baseada em critérios técnicos e estruturais. “Marabá é uma cidade estratégica, com infraestrutura superior e localização central. Está a menos de 100 km de municípios como Nova Ipixuna e outros 15 municípios da região, o que facilita o acesso dos estudantes”, explicou.
O parlamentar também mencionou que o Governo do Estado já indicou um terreno para a construção do campus universitário. A expectativa é que a obra traga impactos positivos para a economia regional e gere novas oportunidades de formação e qualificação profissional.
Aveilton fez questão de reconhecer o apoio do presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), destacando seu empenho em ampliar o número de instituições de ensino superior no estado. “Sabemos que o impacto orçamentário é um desafio, mas é um investimento necessário para garantir o futuro da nossa juventude. É um compromisso com o desenvolvimento do Pará”, destacou.
A sessão especial será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Alepa na internet, pela TV Alepa (YouTube) e pela Rádio Alepa, no dial 101.5 FM. O Alepa Entrevista completa com o deputado Aveilton Souza está disponível no canal da Alepa no YouTube.
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.