Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão Especial celebra a Semana Estadual Padre Bruno Sechi no Pará

Notícia

27/05/2025 | 18h21 - Atualizada em 27/05/2025 | 18h21

Sessão Especial celebra a Semana Estadual Padre Bruno Sechi no Pará

Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha- AID - Comunicação Social

Na manhã desta segunda-feira (26), a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) deu início à Semana Solidária Padre Bruno Sechi com uma Sessão Especial realizada no auditório João Batista. A iniciativa está prevista na Lei Estadual nº 9.231/2021, que institui no calendário oficial do Estado uma semana dedicada à memória do religioso, reconhecido pelo trabalho em prol dos mais vulneráveis. 

Participaram da mesa: Francisco Batista, da coordenação geral do Movimento Emaús; Roselene Conceição, da Fraternidade Emaús; João Gomes, representante da juventude do movimento; Fátima Fonseca, da Faculdade Católica; Alcidema Magalhães, do Comitê Dorothy Stang; e Keila Sanches, da Caravana da Paz.

O presidente da sessão, deputado delegado Nilton Neves (PSD), destacou a trajetória do padre Bruno e o impacto de suas ações. “É sempre uma alegria reunir pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelas obras idealizadas por ele. Com profunda admiração, o Parlamento do Pará reconhece a dedicação de um homem que trabalhou pelos mais vulneráveis, muitas vezes invisíveis à sociedade. O Instituto Maria Neves, que leva o nome da minha mãe, é uma extensão do conceito de solidariedade deixado por padre Bruno, por meio do grandioso projeto República de Emaús”, afirmou o parlamentar. 

Nilton Neves também defendeu o fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e juventude. “O exemplo deixado por padre Bruno deve nos inspirar a aprimorar ações que protejam nossas crianças e jovens. Que possamos, em sua memória, renovar o compromisso com a justiça social, com a dignidade humana e com os valores que tornam nossa sociedade mais inclusiva”, concluiu. 

Representando a Faculdade Católica de Belém, Fátima Fonseca lembrou o legado do sacerdote, especialmente sua participação na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Quando falamos em padre Bruno, lembramos de simplicidade, companheirismo e amizade. Ele chamou a atenção do mundo ao se dedicar à proteção de crianças e jovens. Embora tenha partido, suas ideias continuam vivas, transformando vidas”, declarou. 

Durante a cerimônia, ex-integrantes da República de Emaús, atualmente membros do grupo artístico Musicalizando Direitos, emocionaram os presentes com apresentações musicais, acompanhados pelo cantor Lucas Lima. 

Ao final, a Alepa entregou diplomas em homenagem à Semana Padre Bruno Sechi às instituições e entidades que contribuem para a promoção da solidariedade e cidadania no Pará.