Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / FRTPA / Centro de Atendimento ao Cidadão da Alepa promoverá ações itinerantes em Ananindeua e Salinópolis neste final de semana

Notícia FRTPA

24/05/2025 | 00h21 - Atualizada em 26/05/2025 | 13h23

Centro de Atendimento ao Cidadão da Alepa promoverá ações itinerantes em Ananindeua e Salinópolis neste final de semana

Reportagem: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação

Edição: Angelina Anjos Cavalero- FRTPA - Comunicação

O CAC Itinerante vem impactando positivamente a vida das pessoas que recebem o serviçoA Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), através do Centro de Atendimento ao Cidadão Helena Coutinho (CAC), continua levando serviços essenciais de cidadania e direitos básicos para o interior do Estado. Neste final de semana o CAC itinerante estará em Ananindeua e Salinópolis e foi sobre esse assunto que o programa de quarta-feira (21) da Rádio Alepa FM 101.5 abordou com a Chefe de Divisão do CAC, Lidiane Vasconcelos.

Lidiane destacou que o CAC Itinerante vem impactando positivamente a vida das pessoas que recebem o serviço, que são de áreas carentes que necessitam dessa intervenção para a emissão de documentos; ou mesmo se nutrir de informações jurídicas.

A servidora lembrou um caso onde a equipe do CAC precisou se deslocar até a casa de um cidadão para emitir um novo documento porque ele estava sem mobilidade e não conseguia receber o seu benefício para custear seu tratamento pois não tinha carteira de identidade. ‘’Esse lado humano a gente têm, o de reconhecer certas necessidades; e foi o caso desse senhor que nem conseguia se levantar, mas a gente emitiu seu documento e ele pode voltar a receber seu auxílio’’, explicou Lidiane.

O CAC Itinerante representa mais que a descentralização dos serviços de cidadania, é um intercâmbio entre o parlamento estadual paraense e a comunidade. É a participação ativa da Alepa na vida das pessoas através desses serviços, pois garantir direitos e facilitar o acesso a eles são pilares da democracia.

Este ano, o CAC Itinerante esteve em vários municípios, passando de 30 de localidades. Recentemente atendeu as comunidades de Dom Eliseu, Breu Branco, Nova Ipixuna, Jacundá, Primavera, Castanhal, Igarapé-Miri e encerra o mês de maio em Ananindeua e Salinópolis.

A chefe de Divisão do Cac, Lidiane  Vasconcelos, destacou que o CAC Itinerante vem impactado positivamente a vida das pessoas que recebem o serviço.

A Rádio Alepa FM 101.5, com o compromisso de informar também as atividades do parlamento estadual destaca todas as quartas-feiras as ações do CAC, onde atualizamos os ouvintes sobre serviços e demandas em andamento desse centro essencial e necessário para o cidadão paraense.

Serviços como o CAC têm um impacto social significativo. Eles contribuem para a melhoria da qualidade de vida, a redução da desigualdade, o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento de comunidades. Por isso, na gestão do presidente da Alepa, deputado Chicão, o CAC está tendo a valorização que merece, estando atualmente em reforma para melhorar o atendimento na sua sede, levando além dos serviços, conforto para os usuários e servidores.

 

Serviços oferecidos:

Emissão de documentos: RG, CPF, entre outros.

Orientações e assistência jurídica: Em diversas áreas, como família, trabalhista e penal.

Serviços de saúde: Atendimento médico e odontológico.

Outros serviços: Renegociação de dívidas, emissão de certidões de nascimento e óbito.

 

Documentos necessários para emissão de RG

 Obrigatorios:

Certidão  de nascimento ou casamento  original e cópia.

3 fotos 3x4

Comprovante de residência

Telefone

 

Opcionais:

CPF

Pis / pasep

Carteira de trabalho

Habilitação

Cartão do sus

Certificado militar

Titulo

Carteira de classe profissional

Menores de 16  anos só poderão  tirar identidade acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Ficha técnica do CAC Alepa:
 
Coordenador: Márcio Sousa
Juridico:  José Ailzo Chaves
Identidade: Lidiane Vasconcelos
Itinerante: Renaldo Figueiredo

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.